c) O cume, o ápice ou o pico – É a porção superior da pirâmide, onde está representada a população idosa ou velha (igual ou acima de 60 anos).
A questão do crescimento populacional, tratada no tablóide n.o 4, tem grande influência no estudo da estrutura populacional. Os países que apresentam um elevado crescimento vegetativo (por exemplo, os subdesenvolvidos) apresentam uma estrutura etária jovem (tomando-se por base os nascimentos nos últimos 15 anos), ao mesmo tempo em que os que apresentam um moderado crescimento demográfico, os desenvolvidos, apresentam uma estrutura etária adulta e velha, devido à baixa taxa de natalidade.

3. Regimes Demográficos

a) Regime demográfico jovem – Caracteriza-se por apresentar uma base muito ampla (larga), pequena altura e topo muito estreito. Os países deste tipo de regime apresentam elevadas taxas de natalidade, o que resulta em elevado percentual de jovens, podendo atingir mais de 50% da população, e grande crescimento vegetativo. A população idosa raramente ultrapassa 5%.

Sua economia é basicamente agrária e com fraca urbanização. Como exemplos de países, temos: todos os países africanos, a maior parte da américa latina e grande parte dos países asiáticos e da Oceania. Muitos desses países apresentam ainda precárias condições de vida, baixíssima participação de idosos no conjunto da população e baixa expectativa de vida. Esses países precisam investir maciçamente na educação e na formação profissional de seus jovens como tentativa de reverter os graves problemas sociais e competir numa economia globalizada.