ESTRUTURA ETÁRIA E EXPECTATIVA DE VIDA EM ALGUNS PAÍSES

b) Regime demográfico de população madura ou intermediária – "Corresponde principalmente aos países desenvolvidos jovens, que conquistaram elevado nível socioeconômico mais tarde, em comparação com os ricos países do norte e noroeste da Europa. Além disso, no caso dos EUA, do Canadá e da Austrália, há poucas décadas houve a contribuição demográfica de expressivas levas de imigrantes. Por essas razões, o crescimento vegetativo reduziu-se lentamente, estando ainda em nível médio ou moderado (próximo a 1,0%), mas a expectativa de vida é elevada e continua aumentado. Em conseqüência, a pirâmide etária mostra um predomínio de adultos e uma parcela já expressiva de idosos (mais de 10%).

Argentina, Uruguai e Chile, apesar de subdesenvolvidos, não tiveram explosão demográfica e sempre apresentaram melhores condições socioculturais em comparação com os demais países do Terceiro Mundo. Por isso, têm pirâmides etárias semelhantes às de países desenvolvidos jovens: base de largura média e altura e topo consideráveis.

Também estão em fase de envelhecimento as populações de países subdesenvolvidos que se industrializaram recentemente, nos quais a inserção na economia moderna, mesmo que parcial, e a urbanização propiciaram uma redução no crescimento vegetativo, atualmente moderado, e uma expectativa de vida em sensível elevação. Embora em progressiva diminuição, a porcentagem de jovens ainda é expressiva, mas a parcela de adultos e de idosos vem aumentando de modo significativo. Brasil, México e Malásia são exemplos desse tipo de regime demográfico, cuja pirâmide apresenta um estreitamento da base e o topo em fase de alargamento" (Texto adaptado de: Moreira, Igor. O espaço geográfico. Ática. p.128. 2002).