Colégio Web

Como e por que os humanos crescem?

Publicidade

O crescimento faz parte de qualquer ser vivo na natureza, e para crescer é preciso ter algumas condições favoráveis.

Assim como as plantas precisam de água e luz para crescerem, o ser humano precisa de alguns ingredientes. Esses fatores dependem da genética, alimentação, exercícios físicos, de cada fase de vida e do sono. Você pode não acreditar, mas o sono é fundamental para o crescimento do ser humano.

Homens x Mulheres

Nos seres humanos, existe uma diferença entre o crescimento entre os homens e as mulheres. Os homens são mais altos, pois crescem em torno de 13cm a mais que as mulheres. Isso ocorre durante a fase da infância até a puberdade. Quando envelhecemos ocorre o procedimento inverso, ou seja, vamos encolhendo devido ao encurtamento dos ossos.

Estatura

A altura de cada indivíduo dependerá do seu desenvolvimento ósseo. A partir da maturidade do osso, podemos detectar se o crescimento de cada pessoa está proporcional a sua idade. Os médicos possuem uma tabela de quanto é possível a criança crescer por ano dependendo do seu desenvolvimento.

Alimentos que ajudam a crescer

A alimentação é essencial para o desenvolvimento do ser humano. Alguns alimentos ajudam o nosso organismo a crescer. Vamos conhecer esses alimentos e suas propriedades!

É de fundamental importância na alimentação da criança a ingestão de alimentos que contenham cálcio e proteínas.

O cálcio é um mineral que atua no crescimento e na resistência dos ossos e dos dentes. Além disso, o cálcio ajuda a prevenir muitas doenças como a osteoporose. Alimentos que contém cálcio: o leite, o queijo e seus derivados, a manteiga, a sardinha e o espinafre.

As proteínas exercem papel fundamental no nosso organismo, pois atuam em toda a construção e manutenção de nossos órgãos, assim como é importante para a manutenção de anticorpos, hormônios e enzimas. As proteínas são macronutrientes compostos de aminoácidos que atuam em nosso organismo prevenindo, também, muitas doenças. Alimentos que são fontes de proteínas: carnes, peixes, ovos, feijão, queijo, entre outros.

GH

Hormônio do crescimento (GH)

Não podemos deixar de mencionar o hormônio do crescimento, que atua enquanto dormimos. A glândula chamada hipófise acelera a produção do hormônio do crescimento que, juntamente com outros hormônios, estimulam a produção de células que expandem a cartilagem que envolve os ossos, esticando-os.  Por esse motivo o sono é tão importante, pois crescemos enquanto dormimos.

Realizar atividade física é outro grande fator que estimula o crescimento dos ossos e dos músculos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados