Colégio Web

Canela – Propriedades, Benefícios e Culinária

A canela é uma das especiarias mais antigas do mundo. Com propriedades peculiares, benefícios riquíssimos e boa aceitabilidade na culinária, ela é perfeita!

Publicidade

A canela é uma das especiarias mais antigas usadas em todo o mundo. É originária do Sri Lanka, sul da Ásia (antiga Ceilão).  Em trechos do Antigo Testamento mencionam a canela como especiaria e sua utilização. 

No Brasil, provavelmente, os portugueses trouxeram a especiaria que é cultivada até hoje. É utilizada para industrialização de cosméticos, na culinária, na medicina terapêutica, como aromatizante e em enfeites ornamentais.

Atualmente, encontramos a especiaria em supermercados, mas na antiguidade era comercializada a preço de ouro.

Origem da Canela

A caneleira é uma árvore de porte médio, que no interior de sua casca é retirada a canela. São ramos finos, que secos enrolam, e chamamos de canela em pau. Os resíduos e cascas moídos chamamos de canela em pó.

Propriedades da Canela

A canela possui propriedades antioxidantes que contribuem para evitar a oxidação das gorduras no sangue, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. Além de possuir propriedades antimicrobiana, antisséptica, antibacteriana, anti-inflamatória e expectorante.

A canela em pau ou em pó pode ser guardada por vários anos. Guarde a canela em um recipiente de vidro fechado no armário ou na geladeira. Evite guardar em potes de plástico, pois pode perder suas propriedades.

Benefícios para a saúde

Canela

A ação expectorante e anti-inflamatória alivia a tosse, dores de garganta, faringite, laringites, resfriados, gripes, bronquite e rinite. Contribui para as reações inflamatórias e alérgicas.

A canela ajuda a diminuir o nível de glicose no sangue, contribuindo para a diminuição das taxas de “colesterol ruim” e triglicerídeos. Também é rica em manganês, ferro, cálcio e fibras.

Sua ação antisséptica auxilia nas infecções vaginais, no tratamento de fungos e bactérias.

Lembre-se que a especiaria não é um tratamento convencional. Ela ajuda e auxilia no tratamento de doenças juntamente com as recomendações de um médico.

É contra indicado na gravidez, ingerido em alta concentração pode causar danos ao fígado e aos rins.

Na culinária

A canela em pau é perfeita como aromatizador de doces como arroz doce, doce de abóbora, compostas de frutas, os deliciosos pastéis de Belém, as típicas rabanadas, entre muito outros.

No inverno, podemos preparar deliciosas bebidas como o vinho quente e o quentão. Usada também em licores e bebidas com chocolate quente.

A canela em pó, misturada com açúcar, serve para polvilhar tortas, bolos, bolinhos de chuva e bolinhos com banana e maçã.

A canela possui um aroma doce que é sinal de frescor. Pode ser encontrada facilmente em qualquer época do ano.

Chá de canela

O chá de canela é preparado com a canela em pau. Ferver uma xícara de água e alguns pedaços de canela em pau e deixar ferver por dois minutos. Coar, adoçar e servir.  Pode ser adoçado com açúcar ou mel.

Você ainda pode experimentar e colocar no chá outra erva que goste e combine com a canela, assim como a erva-cidreira, erva doce, etc. E ainda pode misturar ao chá suco da casca de frutas como maçã e abacaxi. Pode servir quente ou frio. É uma deliciosa bebida!

Antigamente, as mulheres usavam a canela como afrodisíaco. Vale a pena tentar uma pitada atrás da orelha e pelo corpo após o banho! Experimente!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados