Colégio Web

O que é População Mundial

Publicidade

A população mundial e o Crescimento Demográfico 1

EQUILÍBRIO – Num determinado ecossistema, uma população animal estará equilibrada quando a curva do seu crescimento mantiver-se numa constante, ou seja, crescimento e resistência do meio equivalerem-se. Uma população animal passa, ao longo de sua história, por três fases bem distintas do ponto de vista do seu crescimento.

a) Primeira – Nessa fase, a resistência do meio (dificuldades para se conseguir alimento, doenças, predação, competição, etc.) é muito maior que o volume de crescimento de uma população, resultando num lento crescimento.

b) Segunda – Quando a resistência do meio diminuir, ou seja, a população animal encontrar alimento com mais facilidade, as doenças que eliminavam muitos tiverem desaparecido e, junto com elas, a predação praticada por outros animais, a população inaugura sua segunda etapa do ponto de vista do seu crescimento. O número de indivíduos com capacidade reprodutiva aumenta rapidamente, fazendo que a população apresente um crescimento acelerado.

c) Terceira – Nessa fase, haverá um equilíbrio entre o crescimento da população e a resistência do meio, fazendo essa população voltar a um lento crescimento como o da primeira fase.


Fonte: César e Sezar, Biologia 3, p. 243.

POPULAÇÕES HUMANAS – Quase da mesma forma, acontece com as populações humanas, que também apresentam as três fases de crescimento e mostram uma tendência a uma estabilização na última fase. Entretanto, desde a segunda fase, já há uma intervenção do homem no ritmo de crescimento, diferenciando-as das populações animais, que estão submetidas ao comando da natureza.

Por ter condições de interferir no curso da natureza, em certos aspectos, o homem pode produzir muito mais do que precisa para sobreviver e pode também diminuir tanto a mortalidade quanto a natalidade. Como se vê, o homem pode definir padrões de crescimento ao longo de sua história, dependendo da sua necessidade ou do acesso aos recursos naturais.


*Estimativa da ONU. Fonte: LÉtat du Monde 2000. Paris.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados