O Ministério da Educação premiou a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) no Desafio da Sustentabilidade. A instituição de ensino conseguiu ficar em segundo lugar e com isso levou um total de R$ 1 milhão em dinheiro.

Ufersa ganha prêmio do MEC em Desafio de Sustentabilidade

O tema deste desafio era a redução do consumo de energia elétrica, com os participantes enviando projetos com ideias para conseguir ajudar as instituições de ensino na hora de economizar na conta de luz no final do mês. Além disso o Desafio também levou em consideração ideias para redução no consumo de água.

De acordo com a instituição, o prêmio será investido na instalação de um sistema de captação de energia solar. Os grids serão colocados nas coberturas dos prédios centrais, com o objetivo de fornecer energia para todo o complexo. O valor foi entregue simbolicamente ao reitor José de Arimatea de Matos em uma cerimônia no último dia 15 de abril.

Mobilização

Uma das principais tarefas que estavam inseridas dentro do Desafio era a mobilização da comunidade. Ou seja, não bastava apenas a instituição de ensino elaborar o projeto, os alunos e demais membros da comunidade acadêmica também acabaram sendo envolvidos, na hora de criarem seus próprios projetos e também na hora de votarem nos melhores.

Ufersa ganha prêmio do MEC em Desafio de Sustentabilidade 2

Durante as semanas de campanha do desafio, a Ufersa conseguiu garantir a inscrição de 730 competidores, sendo que 10 membros deste grupo conseguiram ter as suas propostas entre as 30 mais acessadas.

Projeto vencedor

A escolha do projeto de instalação do sistema de captação de energia escolar foi feito a partir de diversos estudos que comprovaram a grande eficiência deste tipo de sistema na região, uma vez que por lá existe aproximadamente 3 mil horas de incidência solar por ano.