O Piauí poderá tomar uma medida drástica em relação a utilização do telefone celular pelos alunos dentro de sala de aula. De acordo com as informações que foram divulgadas pela Assembleia Legislativa local, um projeto está em tramitação para limitar a utilização do aparelho nas salas de aula das escolas públicas. Para ser aprovada, a proposta ainda precisa ser analisada e votada em plenária.

Piauí poderá proibir uso de celulares dentro de salas de aula

De acordo com o texto, caso seja aprovado na íntegra, ficará restrito a utilização dos aparelhos não apenas dentro das salas de aulas, mas também nas bibliotecas e em outros espaços que sejam reservados para estudos. A responsabilidade pela definição e fiscalização das normas ficará a cargo da direção de cada instituição.

Utilização normatizada

O deputado estadual Francis Lopes (PRP), que assina a autoria do projeto, afirma que os jovens não ficarão proibidos de levar o aparelho para a escola. Apenas sua utilização dentro destes espaços que será normatizada. O objetivo, de acordo com o parlamentar, é justamente frear o uso deste tipo de recurso, que estaria descontrolado.

Piauí poderá proibir uso de celulares dentro de salas de aula 2

O texto também afirma que os alunos não poderão utilizar o aparelho nem no chamado modo silencioso, uma vez que isso também acaba tirando a atenção dos jovens, uma vez que os aparelhos mais modernos contam com uma série de recursos que acabam, muitas vezes, tornando a utilização do som desnecessária.

A pauta ainda não tem previsão para ser votada na Assembleia Legislativa.