Os estudantes que participaram da prova do Enem no último final de semana acabaram de ganhar mais uma preocupação. Depois que eles conseguiram passar pelo obstáculo das escolas ocupadas, agora os estudantes poderão ter sua prova de redação cancelada. Este é um pedido que foi realizado pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE).

ministerio-publico-no-ceara-pede-anulacao-da-redacao-do-enem

De acordo com as informações que foram divulgadas pelo próprio MPF do CE, o pedido de anulação de redação da prova do Enem foi feito ontem, dia 7. O pedido teria sido realizado por um suposto vazamento do tema da redação antes da prova. Durante uma operação realizada pela Polícia Federal (PF) no Ceará, um candidato teria sido preso com um rascunho da redação antes de entrar no local da prova.

Caso a PF realmente consiga comprovar que o candidato sabia o tema da redação da prova do Enem antes da divulgação do caderno, o procurador entende que o tratamento isonômico entre os candidatos teria sido desrespeitado. Além do rascunho da redação, este mesmo candidato foi apreendido com um ponto eletrônico, o que provocou uma grande investigação que chegou a uma quadrilha que fraudava as provas do Exame Nacional do Ensino Médio.

Outro ponto levantado pelo MP: o tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” também apareceu em publicação do MEC divulgada no ano passado para desmentir uma prova falsa às vésperas do Enem daquele ano.

ministerio-publico-no-ceara-pede-anulacao-da-redacao-do-enem-2

Por enquanto, a prova do Enem aplicada no final de semana passada segue valendo. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou uma nota oficial falando sobre o tema, alegando que existia uma tentativa de tumultuar o Enem.

As provas aconteceram no último final de semana, nos dias 5 e 6 de novembro, e o tema da redação foi intolerância religiosa.