O Ministério da Educação divulgou a lista com o índice de reprovação dos redatores que teriam rido durante o ENEM de 2013. De acordo com as informações que constam no relatório, pelo menos 12% dos profissionais que trabalharam na correção das redações não teriam conseguido atingir o nível de desempenho mínimo.

MEC divulga índice de corretores de redação que foram reprovados

Segundo os números que constam nos relatórios oficiais do Ministério da Educação, 845 pessoas acabaram sendo excluídas do quadro de colaboradores. O total de corretores que foram selecionados para participar do processo seletivo do ano passado foi de 7.121. Estes corretores não conseguiram tirar uma nota superior a 7 na análise de desempenho, o que acabou sendo fixado pelo MEC como mínimo.

Mais reprovados

A quantidade de redatores que não conseguiram atingir uma nota mínima no quesito avaliação de desempenho foi muito maior na edição de 2003 quando comparado com o número divulgado relativo ao processo seletivo de 2012, quando foram excluídos da banca de avaliação apenas 52 corretores, o que representou um universo de menos de 1% dos 5558 profissionais.

MEC divulga índice de corretores de redação que foram reprovados  2

Os corretores são selecionados dentro de um universo de profissionais com formação em letras que passam por um processo de capacitação. O MEC declarou no ano passado que mantém um rígido controle do desempenho destes profissionais. Tudo é analisado, inclusive quando o redator acaba apresentando um determinado padrão nas notas, como quando acaba tendo uma grande quantidade de notas altas ou notas baixas no conjunto geral.

Além disso o sistema do MEC também aplica algumas pegadinhas nos corretores. Todos eles recebem, dentro de uma determinada quantidade de lotes, algumas redações que já foram corrigidas por outros especialistas. Se existir uma nota muito discrepante ente uma avaliação e outra, o redator também pode ser penalizado.