O Ministério da Educação confirmou as datas da Avaliação Nacional da Alfabetização no ano de 2016. Ela acontecerá entre os dias 14 e 25 de novembro, tendo abrangência de todo o território brasileiro. Devem participar todas as escolas que possuem turmas do 3º ano do ensino fundamental regularizadas.

Marcada Avaliação Nacional da Alfabetização 2016

A prova deve ser composta, no primeiro dia, com testes de leitura, que tem previsão de duração de uma hora. Além disso, os estudantes também devem passar por testes de escrita. No segundo dia de provas estão agendados os testes de matemática, que devem ter, ao todo, uma hora de duração.

Seguindo o calendário oficial do MEC para a avaliação, a partir do dia 1º de agosto as escolas participantes deverão ser contatadas para o agendamento da aplicação da Ana. Os resultados preliminares poderão ser acessados pelos diretores da escola a partir do mês de maio do próximo ano.

A previsão é que o relatório final esteja disponível para o público até o mês de dezembro de 2017.

Marcada Avaliação Nacional da Alfabetização 2016      2

Existem diversos desafios que devem ser encarados pelas escolas que serão avaliadas. Um dado preocupante que ficou bastante evidente na última avaliação foi a dificuldade de leitura que a grande maioria dos estudantes do 3º ano do ensino fundamental apresentaram.