Uma pesquisa feita recentemente pela Laureate International Universities revelou que mais da metade dos estudantes do ensino superior brasileiro acabam não confiando completamente no sistema de ensino superior. O estudo foi realizado a partir de um levantamento da empresa com quase sete mil alunos brasileiros.

Além da falta de confiança, os alunos parecem também não estarem satisfeito com o resultado do investimento que eles precisam fazer para cursar uma faculdade, tanto no em termos financeiros quanto em termos de tempo.

De acordo com os dados divulgados no relatório, 54% dos alunos responderam que não acreditam que o ensino superior seja realmente a porta de entrada definitiva para o mercado de trabalho.

Habilidades profissionais

Apesar desta falta de confiança e também da insatisfação com o retorno que a universidade proporciona, a grande maioria dos estudantes que estão atualmente no ensino superior acredita que a faculdade é fundamental para lhe proporcionar habilidades profissionais específicas.

Maioria dos universitários brasileiros não confiam no sistema de ensino superior 2

A grande maioria também nutre esperanças de que o término do curso superior lhe traga um futuro melhor.

Mudanças esperadas

A pesquisa também mapeou uma série de melhorias que os alunos do ensino superior sugerem para o sistema como um todo. Uma delas é a educação orientada para a carreira e o mercado profissional, já que muitos estudantes ainda acham que o que é ensinado dentro da universidade acaba sendo muito distante da realidade de mercado.

Além disso os estudantes também desejam um maior esforço de parte das instituições de ensino para encaminhar os alunos para estágios remunerados, além de mais atividades com profissionais da sua área.