A construção de um currículo nacional de ensino para a educação básica acabou é uma prioridade para o governo atual, pelo menos é que afirmou recentemente o ministro da Educação Renato Janine Ribeiro De acordo com a fala do responsável pela pasta, a ideia é antecipar a construção do currículo, que antes estava prevista para Julho de 2016.

Governo que antecipar currículo nacional de ensino 2

“Temos um prazo de um ano, mas nossa intenção é tentar avançar mais rápido, preservada uma ampla discussão”, afirmou Janine, durante um seminário sobre o tema em Brasília. Apesar da promessa, o ministro não falou em datas específicas para o lançamento de novidades sobre o tema.

De acordo com Janine, a antecipação também ocorre pela necessidade que o governo está sentindo de começar a ampliar determinadas discussões, como a formação dos professores e também o conteúdo dos novos materiais didáticos.

Já os representantes do conselho que reúne secretários estaduais de educação afirmam que o documento pode estar pronto no início do ano que vem, quando ele deverá ser submetido para o Conselho Nacional de Educação.

Autonomia dos estados

Governo que antecipar currículo nacional de ensino

Uma das principais características que deverá ser contemplada nas discussões do currículo nome é uma maior autonomia dos estados para que eles possam definir uma série de conteúdos que sejam aplicados no currículo regional. O governo federal definiria apenas um percentual de conteúdo, que seria aplicado em todo o território nacional.