Sabe aquelas 13 disciplinas da escola? Elas serão serão divididas em quatro áreas de conhecimento.

A futura mudança estudada pelo Ministério da Educação prevê que todos os alunos tanto os de escola pública quanto os de escola privada com disciplinas específicas de física, química e biologia, terão somente aulas de Ciências da Natureza.

A proposta deve ser aprovada ainda este ano pelo Conselho Nacional de Educação, e terá validade em todo o país. Segundo Aloísio Mercadante, ministro da educação, a medida será proveitosa para os alunos, pois eles passarão a ter conteúdos de forma mais integrada, o que será mais fácil para sua compreensão.

“O aluno não vai ter mais a dispersão de disciplinas”. Mercadante.

Afirma também que os professores terão vantagem porque não precisarão lecionar uma mesma matéria em muitas escolas, pois farão parte de um grupo em uma disciplina.

Essa decisão foi tomada por causa da baixa qualidade do ensino médio no Brasil, principalmente o das escolas públicas, onde se concentra 88% de estudantes do país o que mostra que os alunos de escolas públicas estão mais de três anos defasados em relação aos das particulares.

Alguns professores ouvidos até agora estão aprovando a ação do MEC, porém somente questionam o fato de que eles estudaram e se formaram em uma matéria específica.

A mudança também afetara o material didático que começará a ser trocado este ano ainda, serão comprados livros que trabalhem as quatro áreas do conhecimento.

Veja na tabela como ficam as disciplinas até o final deste ano:

Matérias Hoje

Com a mudança

PortuguêsMatemáticaHistóriaGeografiaBiologia

Inglês

Espanhol

Artes

Ed. Física

Sociologia

Ciências Humanas e suas tecnologiasCiências da Natureza e suas tecnologias

Linguagens, códigos e suas tecnologias

Matemática e suas tecnologias.