Muitos estudantes já estão entrando em uma fase crítica no preparo para o Exame Nacional do Ensino Médio. Faltando três meses para o começo das provas da edição do ENEM deste ano, os professores afirmam que este é o momento de intensificar os estudos, mas ao mesmo tempo começar a fazer uma autoavaliação para conseguir entender quais são as matérias que ainda oferecem mais dificuldade.

Enem 2014

A concorrência no ENEM aumenta consideravelmente todos os anos, portanto a edição deste ano será a mais concorrida dos últimos anos, o que exige uma dose de preparação acima da média para aqueles que desejam tirar uma nota que permita escolher o curso e a universidade com tranquilidade.

Mas a grande maioria dos especialistas lembram que não existe uma fórmula mágica que ajude o estudante a conseguir uma boa nota em apenas 3 meses de estudo. É fundamental que os estudantes mantenham uma boa dose de preparação durante os meses anteriores também.

Caso o estudante esteja cursando o programa normal do ensino médio, será possível dedicar estes últimos meses apenas para uma revisão do conteúdo. Neste momento, é importante que os estudantes montem um planejamento para conseguirem estudar tudo e ao mesmo tempo conseguir dar uma prioridade para determinadas matérias.

Estudando tudo

Alunos devem testar conhecimentos meses antes do ENEM. Confira algumas dicas.

Os professores especialistas neste tipo de seleção garantem que vale mais a pena para o estudante conseguir responder um pouco de tudo em relação as disciplinas que são cobradas, ao invés de conseguir responder apenas algumas das disciplinas. Diferentemente do que acontece com alguns vestibulares, no ENEM todas as questões possuem o mesmo peso, tirando a prova de redação.

Caso o estudante não faça um curso preparatório para o ENEM, é recomendado para os estudantes procurarem algum simulado que esteja disponível com o objetivo de detectar quais são as principais dificuldades do aluno. Estas matérias devem ser priorizadas.

Outra dica importante é que o aluno continue respeitando o tempo de descanso que também é fundamental para o processo de aprendizagem. De nada adianta virar as madrugadas nos livros se a pessoa precisa ir para aula ou trabalhar no dia seguinte. Separe algumas horas prevendo momentos de descanso e de lazer.