Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. Os Alunos que desejam testar seus conhecimentos e obter uma nota que poderá ser utilizada nas seleções promovidas pelas instituições de ensino de nível superior poderão efetuar sua inscrição até o dia 5 de junho.

Abertas as inscrições para o Enem 2015

A inscrição para o Enem 2015 será feita somente pela internet, assim como em outros anos. Para isso será necessário entrar no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep)

Uma das principais alterações que serão percebidas pelos alunos que participaram do Enem nos anos anteriores é o aumento da taxa de participação. Aqueles alunos que não estão vindo do ensino médio em escolas públicas deverão pagar uma taxa de R$ 63,00. Além dos candidatos advindos do ensino médio público, os alunos de baixa classe também poderão solicitar isenção.

Isenções

Estão isentos automaticamente do pagamento da taxa de inscrição os alunos que estão cursando o terceiro ano do ensino médio em escolas públicas brasileiras. Fora isso, aqueles alunos que comprovarem baixa renda também poderão solicitar isenção, mas será preciso indicar esta opção na inscrição.

Uma informação importante que deve ser levado em consideração é a seguinte: aqueles alunos que conseguirem isenção no pagamento deste ano, mas que não comparecerem aos dias de prova, perderão este benefício nos anos seguintes.

Pagamento

Abertas as inscrições para o Enem 2015 2

Já para os estudantes que não se enquadrarem nestes casos e que terão que fazer o pagamento da taxa de inscrição será necessário imprimir a Guia de Recolhimento no site e fazer o pagamento em qualquer banco ou casa lotérica.

Atendimentos especiais

Os estudantes devem ter atenção na hora da inscrição quanto aos atendimentos especiais. Será preciso realizar o pedido neste momento, nas seguintes situações: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva,  surdez, deficiência intelectual, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia ou com outra condição especial.

Certificação

Algumas instituições de ensino exigem que o aluno passe pelo Enem para conseguir o certificado de conclusão do Ensino Médio. Neste caso a opção também deverá ser indicada neste momento da inscrição.

Idioma

Os estudantes também deverão indicar no momento da inscrição se querem fazer a prova de inglês ou se desejam fazer a prova de espanhol.

Locais das provas

Os estudantes não podem escolher o local específico onde vai realizar a prova, mas deverá indicar a cidade. Esta opção poderá ser alterada também pelo site do Inep até o final das inscrições.

Cartão

Este ano os participantes não vão receber o cartão de confirmação pelos correios. Os alunos terão que conferir as informações de confirmação da inscrição e também dos locais das provas pelo site do Inep. O documento não precisará ser impresso e levado no dia da prova.