Colégio Web

A ligação covalente

Publicidade

A ligação covalente acontece quando um ou mais pares de elétrons é compartilhado por átomos, fazendo com que eles se atraiam.

A ligação dativa ou coordenada acontece quando um par de elétrons é compartilhado por dois átomos, porém os dois elétrons são providos por um dos átomos.

Observe:

Gás sulfuroso – SO2 

Através da ilustração acima, podemos perceber que ambos (oxigênio e enxofre), possuem 6 elétrons de valência cada um. A ilustração nos mostra também que 1 átomo de enxofre se junta com um se oxigênio, através de dois pares eletrônicos simples.

Molécula de enxofre – S8 

Ele é formado por um anel de oito átomos de enxofre, no qual, onde cada um realiza 2 ligações simples. Observe abaixo a molécula S8, vista de dois ângulos diferentes.

 

Molécula de fósforo branco – P4

Cada átomo de fósforo constitui 3 ligações simples.

Resolução da fórmula molecular do composto, a partir dos números atômicos dos elementos

Observe o exemplo abaixo:

Como seria a fórmula mais provável do composto formado a partir de um elemento A, com número atômico 7, combinado com um elemento B, com número atômico 9?

Vejamos a resolução:

Onde:

A e B são ligações covalentes.

Para ficar com 8 elétrons na camada de valência, é necessário que A faça 3 pares eletrônicos, já o B é necessário fazer apenas 1 par eletrônico, sendo assim a fórmula ficaria assim: AB3

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados