Colégio Web

Dia dos Avós – 26 de julho

Não são apenas mães e pais que possuem o seu dia comemorativo!

Publicidade

A data é comemorada tanto no Brasil como em Portugal todo o dia 26 de julho, esta foi uma data escolhida em razão de toda a comemoração do dia de Santa Ana e São Joaquim, estes que eram pais de Maria e avós de Jesus Cristo, bastante conhecidos historicamente e respeitados no mundo inteiro.

Senior couple and small kid preparing food

Senior couple and small kid preparing food

Ao longo dos anos a festa de São Joaquim acabou sofrendo diversas alterações ao longo dos tempos. Esta festa inicialmente era celebrada todo o dia 20 de março, associada a festa de São José, posteriormente ela teria sido transferida para o dia 16 de agosto, para associar assim o triunfo da filha na chamada celebração da Assunção no dia seguinte.

A festa a partir do ano de 1879 começou a ser estendida por diversos países do mundo, e o Papa Leão XIII acabou estendendo a festa para toda a Igreja. Ao final da história, o Papa Paulo VI acabou associando em um único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria Santíssima.

Curiosidades sobre a data

É importante citar que o Dia Mundial dos Avós, conhecido como o Dia da Vovó no Brasil é celebrado todo o dia 26 de julho em homenagem á Santa Ana e á São Joaquim, estes que são Avós de Jesus Cristo, considerados como padroeiros de todos os avós da Igreja Católica.

dia-dos-avos-2

Em julho de 1584 foi que o Papa Gregório VIII canonizou os avós de Jesus Cristo, por este motivo é tão importante e significativo celebrar este festejo.

O objetivo da data está em homenagear e agradecer a toda a consideração e o carinho que tanto o avô como a avó dão aos seus netos. Já que eles são os responsáveis por mimar e ajudar aos seus netos em suas travessuras. Muitos dizem que os avós são os segundos pais das crianças.

Nesta data, os netos aproveitam para presentear seus avós, ou ainda fazer bonitas e interessantes homenagens como uma forma de agradecimento por toda a sua atenção e carinho que é recebido pelos avós.

É possível surpreender seus avós com muitas atividades diferentes e divertidas para comemorar a data, entre elas podemos citar o preparo de um almoço especial, cozinhar com os avós, escrever uma poesia ou mensagem especial, mas o mais importante é estar presente com os avós e fazer alguma coisa que seja divertida para ambos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados