Colégio Web

Você sabe o que é a aurora boreal?

Publicidade

Todo mundo já ouviu falar das luzes belíssimas que surgem nos céus do polo norte, chamadas de aurora boreal, que fazem parte do imaginário dos países do hemisfério norte, especialmente dos países mais ao norte.

No entanto, será que a maior parte destas pessoas que já ouviram falar da aurora boreal, ou que já a viram em algum momento, sabe exatamente o que vem a ser este fenômeno tão belo que a natureza nos proporciona.

Portanto, nas próximas linhas, nós vamos falar um pouco mais detalhadamente sobre o que é a aurora boreal, mostrando para você absolutamente tudo que este fenômeno representa.

Um fenômeno exclusivo do hemisfério norte?

Boreal Aurora

A primeira coisa que deve ser esclarecida sobre a aurora boreal é que ela não é exclusiva do hemisfério norte, já que também ocorre no hemisfério sul, só que recebendo outro nome, e sendo, em muitos casos, menos espetacular do que o fenômeno do norte.

No hemisfério sul o fenômeno recebe o nome de aurora austral, e é muito visto nos países e nas regiões mais próximas do polo sul, sendo muito mais comuns na Antártida.

No entanto, a aurora boreal é mais famosa, o que se deve por ser um fenômeno que é visualizado em países do extremo norte da Europa, bem como também no norte do Canadá e do Alasca, o que torna este fenômeno mais bem retratado do que o seu par ocorrido no hemisfério sul.

O que acarreta a aurora boreal?

Apesar de parecer um fenômeno realmente espetacular e que desperta o imaginário das pessoas, a verdade é que a aurora boreal é um fenômeno perfeitamente explicável pela ciência.

A aurora boreal é ocasionada pelo impacto das partículas de vento solar junto à alta atmosfera da Terra, que são canalizadas pelo campo magnético da Terra, gerando este belo fenômeno óptico.

Aurora Boreal

O fenômeno, apesar de parecer algo tão terrestre, também é visto em outros planetas do sistema solar, como em Saturno, em Júpiter, em Marte e em Vênus.

O mais curioso é que não se trata de um fenômeno exclusivamente feito pela natureza, sendo também reproduzido de modo artificial, por meio de explosões nucleares ou dentro de experiências feitas dentro de laboratório.

Uma das coisas mais belas da natureza

Apesar de não ser exclusivo da natureza, o fato é que o fenômeno chamado aurora boreal é simplesmente uma das coisas mais belas que a natureza pode nos dar.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados