Colégio Web

Como ensinar a diferença de rua e bairro?

Publicidade

Vivemos em realidades diferentes e em locais diferentes. Vamos conhecer os diferentes lugares em que as pessoas vivem!

Na escola, as crianças aprendem um pouco da história e a definição do que é a rua, o bairro onde moram, as cidades, os estados e os países. É importante aprender as diferenças existentes encontradas em diversos lugares distintos da nossa realidade.

É muito mais fácil e prazeroso quando aprendemos brincando e vendo fotos ou figuras de ruas, bairros e lugares desconhecidos.

O objetivo aqui proposto é de ajudar o professor na realização de novas práticas educativas estimulando a criança para o aprendizado.

Demonstraremos algumas atividades realizadas com as crianças no início da educação infantil.

Atividades para ensinar a diferença de rua e bairro

Rua e Bairro

No início da educação infantil é necessário que o conteúdo programático seja claro e que a linguagem usada seja simples e direta. É necessário despertar o interesse do aluno para o conteúdo proposto.

1ª etapa – A rua e o bairro!

Quando você sai de sua casa para ir para a escola, para o parque ou para ir ao shopping você passa por uma ou mais ruas.

O que é a rua?

A rua é uma via por onde circulam pessoas, veículos, motos e bicicletas. Em cidades do interior encontramos animais passando pelas ruas.

Nas ruas podemos observar várias construções como casas, prédios, indústrias, estabelecimentos comerciais, além do movimento de pessoas e de veículos que transitam sem parar.

Com o passar do tempo às ruas vão sofrendo transformações. As construções vão ficando cada vez mais altas e com uma arquitetura mais moderna.

Podemos reparar essas mudanças nas fotos das ruas de antigamente e nas ruas que andamos hoje.

As ruas possuem histórias e nomes. Cada uma recebe um nome, e cada casa ou prédio recebe um número para que seja possível a localização e a identificação.

A sua rua pertence a um bairro. Mas o que seria o bairro então?

O bairro é um conjunto de ruas, de praças e de moradias. Os bairros se dividem em residenciais, comerciais e rurais.

Os bairros residenciais são bairros onde encontramos moradias e casas, e poucas lojas. Nos bairros comerciais encontramos muitos shoppings, padarias, drogarias, supermercados e até indústrias.

Os bairros rurais se localizam no campo, na área rural dentro de uma cidade. É o bairro onde é feita a plantação dos nossos alimentos e a criação de animais.

Alguns bairros são recentes e outros muito antigos. Muitos artistas representam em suas obras as ruas e os bairros.

2ª etapa – Fotos e ilustrações

De uma forma bem divertida, o professor distribui fotos e ilustrações aos alunos de ruas e bairros de diferentes lugares.

Objetivo: aquisição de novos conhecimentos por meio de fotos e ilustrações de diferentes lugares, bairros novos e antigos, fotos novas e antigas, demonstrando as várias realidades, além de fixar o conteúdo programático.

3ª etapa – Você é o artista! Desenhe e pinte o seu bairro e a rua onde você mora

O professor pode trazer para a sala foto de obras de artistas que retratam as cidades.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados