Qual é a criança que nunca brincou com um jogo chamado jogo da memória? Mas qual é a sua origem? Qual seu objetivo? Como podemos jogar? Por que as crianças gostam desse tipo de jogo? Vamos conhecer mais detalhes e descobrir a resposta de todas essas questões!  Então vamos lá!

Origem do jogo da memória

Não se sabe ao certo a época e a origem do jogo da memória. Acredita-se que esse jogo é muito antigo e que era praticado pelos povos do Antigo Egito, mas para muitos acredita-se que o  jogo da memória teve a sua origem na China, e que  mais uma vez eles demonstraram que são excelentes nas técnicas de raciocínio e memorização. O jogo era formado por um baralho de cartas ilustradas.

Como jogar?

Jogo da memória Criança

O jogo da memória consiste em um jogo formado por várias peças que contém uma figura em um dos lados e essa figura se repete em uma peça diferente. Para iniciar o jogo, as peças são colocadas com as figuras voltadas para baixo, em que o jogador não possa ver. O jogo começa quando cada participante deve virar duas peças e deixar que os demais participantes as vejam. Se as peças que foram viradas forem iguais o participante retira as peças jogando novamente. Se as peças forem diferentes serão viradas novamente, e outro participante continua o jogo. E assim, sucessivamente, com os demais participantes. Ganha o jogo quem tiver recolhido mais pares. Não existe limitação de participantes.

Objetivo do jogo

O jogo tem como objetivo a memorização das imagens de forma rápida desenvolvendo e aperfeiçoando o raciocínio, principalmente para as crianças, que criam relações entre as imagens e a sequência no tabuleiro.  Cada jogador pode estabelecer suas táticas e observações.  É um jogo que possui regras simples e pode ser jogado por crianças de todas as idades. Os adultos também adoram esse jogo.

A brincadeira na escola

Jogo Memória

Na escola, a brincadeira pode ser explorada de várias maneiras e para o aprendizado de todas as disciplinas. Por conter regras claras, o jogo pode ser explorado na matemática para o aprendizado da tabuada (assimilar e decorar os números), na língua portuguesa para o aprendizado da alfabetização (identificação das letras), na educação artística para o aprendizado das formas (cubo, triângulo, quadrado, retângulo, esfera, círculo) e assim por diante. A criança aprende brincando de uma forma mais espontânea e prazerosa.

A brincadeira é em casa

Os pais podem brincar com seus filhos em casa, pois, atualmente, existem vários jogos da memória com personagens de filmes e desenhos animados, em vários materiais como E.V.A, madeira, tecido, que são fáceis de manusear e coloridos, chamando a atenção da criança para a brincadeira.  O jogo da memória é um jogo simples, que estimula a criatividade, a imaginação e exercita a memorização e o raciocínio lógico.