Colégio Web

Tangram: o brinquedo que ensina!

Publicidade

Tangram: esse nome não é estranho para você? Você o conhece? Para muitas pessoas, parece nome de remédio, mas na verdade não é! Quem gostaria de tentar adivinhar? Vamos lá! Acertou quem disse que é um brinquedo, mas antigamente era muito usado para o aprendizado.

O que é Tangram?

O tangram é um quebra-cabeça (jogo) criado há muitos séculos e utilizado primeiramente pelos chineses e mais tarde por todo Oriente. Sua origem é um grande mistério. O quebra-cabeça consiste em sete peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo).

Você sabia que com o tangram formamos várias figuras e é possível montar até 1700? Você pode não acreditar, mas é a mais pura verdade! Como isso pode ser? Vamos descobrir juntos!

Tangram

Origem do Tangram

Na verdade a origem do tangram é bem discutida e existem várias versões e lendas. A origem da palavra também foi pesquisada por diversos países.

Uma das versões menciona que em tempos bastante remotos, os homens primitivos deixaram uma pedra preciosa quebrar em sete pedaços e com elas formaram várias formas como animais e pessoas, facilitando assim a comunicação. Outra lenda menciona que a palavra tangram é de origem inglesa “trangam” e que significa “jogo”. Outra lenda chinesa foi de um monge chinês que pediu ao seu discípulo que percorresse ao mundo a procura de belezas, portando um pote de porcelana. Em certo dia, por distração, deixou o pote cair; quando esse se quebrou, sete pedaços surgiram com as formas de um triangulo, de um quadrado e de um paralelogramo.  O discípulo do mestre percebeu que com essas peças poderia formar várias formas e desenhos, logo, ficou encantado.

A versão mais conhecida e reconhecida é que um imperador chinês deixou cair um espelho, e esse se quebrou em sete pedaços. Ao tentar juntar os pedaços para recompor o espelho, construiu várias outras formas com os pedaços.

Esse quebra-cabeça recebeu diversos nomes em vários países, como na Ásia, em que se chama “Sete placas da Sabedoria”.

 Tangram Figuras

O quebra-cabeça e a matemática

Esse quebra-cabeça ficou conhecido por todo o mundo, pois suas habilidades foram se espalhando pelo Europa e pelas Américas, e foi importante no desenvolvimento do aprendizado de muitas crianças. Mais tarde contribuiu para a invenção de muitos brinquedos lúdicos.

Na matemática, o quebra-cabeça proporciona o aprendizado do raciocínio lógico, da criatividade e atenção. O jogo é excelente para o aprendizado das formas geométricas e é utilizado por professores para ensinar também a integração entre os alunos, a competitividade, a objetividade, o dinamismo, o trabalho em equipe, o raciocínio e habilidades como a paciência e a concentração.  Você também pode construir um tangram de E.V.A ou em papel com seu professor e seus amigos, para experimentar essa nova emoção.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados