Colégio Web

Quando surgiu o Halterofilismo?

1O halterofilismo surgiu há mais de 5 mil anos e era praticado em diversas culturas. Há muitos indícios de povos da China, Egito, Grécia que tinham o costume de levantar pesos de pedras, sacos de areia para ganharem músculos e força física. O exército também logo aderiu à prática deste exercício para que os soldados ficassem mais preparados e tivessem maior resistência física. O halterofilismo passou a ser praticado pelos soldados do exército e, na Grécia, passou a ser considerado um esporte.

Publicidade

O objetivo deste esporte é levantar uma barra muito pesada, do chão até a cabeça. Cada atleta tem três oportunidades de erguer a barra mais pesada possível. Quando há empate, o primeiro critério de desempate é vencer o atleta mais leve, o segundo critério é vencer quem levantou o maior peso em menor número de tentativas.

Durante o século XIX, o halterofilismo chega na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, os halterofilistas começaram a apresentar seus músculos e forças em circos. O halterofilismo entrou nas Olimpíadas em 1896.

Arremesso e arranco

04/08/2012 - Londres, Reino Unido. Paralimpíada 2012 - Rodrigo Marques atleta brasileiro na disputa do Halterofilismo no ExCel. Foto: Guilherme Taboada/CPB

04/08/2012 – Londres, Reino Unido. Paralimpíada 2012 – Rodrigo Marques atleta brasileiro na disputa do Halterofilismo no ExCel. Foto: Guilherme Taboada/CPB

Para homens e mulheres, as competições são organizadas a partir de importantes critérios. Há três disciplinas, com movimentos-padrão: arranco (arranque), arremesso com duas mãos. Quando se soma os maiores pesos, em cada uma das modalidades de provas, se determina o total a combinar. Nesse caso, o total é mais interessante que a disciplina individual. O arranco tem um grau de dificuldade maior que o arremesso.

Arranco: é a primeira prova, quando se levanta a barra do solo até acima da região da cabeça. O movimento é feito sem pausa. A barra não pode ser apoiada no corpo e permanece em formato horizontal na frente das pernas do atleta. Em seguida, agarrada com as mãos para baixo e puxada em um único movimento até ficar erguida. O levantador se agacha ou dobra as pernas, ergue-se e fica estável por dois segundos. Espera o sinal da arbitragem e ao sinal de “abaixar” a barra, fica imóvel com todas as partes do corpo.

Arremesso: executado em dois momentos. Com a barra colocada em formato horizontal na frente das pernas. Agarrada com as palmas das mãos, à altura do ombro e por cima do peito. O levantador se agacha e dobra as pernas. Depois, ergue-se e fica alinhado. No segundo momento, usa a força conjunta das pernas e braços e levanta a barra acima da cabeça. Faz um movimento de tesoura e se realinha até ficar estável durante dois segundos e aguardar o sinal da arbitragem.

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados