Colégio Web

O que são os muros de Jericó?

Publicidade

A história dos muros de Jericó nos faz pensar sobre a vida, é uma passagem da Bíblia que mostra que em determinados momentos, nós precisamos ser fortes e vencer a nós mesmos. Situação muito parecida com a que enfrentamos na nossa realidade, pois cada dia precisamos nos provar que somos capazes de fazer algo.

Os muros de Jericó foram construídos em defesa ou proteção contra inundações, aproximadamente em 800 a.C. Como as águas do rio Jordão atraíam animais, lá era um bom lugar para se habitar, por isso a necessidade de buscar segurança. As paredes mediam cerca de 10m de altura por 4m de largura.

A queda dos muros Jericó

Jericó Muro

Quando nos deparamos com alguma dificuldade já ficamos achando que é o fim. Que não vamos conseguir fazer nada para mudar ou resolver determinada questão. Essa parte da escritura sagrada, ensina uma maneira muito poderosa de se enfrentar problemas que consideramos insolúveis.

O povo de Israel acabara de cruzar o rio Jordão para chegar até Canaã, terra prometida a Abraão há 500 anos. Depois de 40 anos vagando pelo deserto do Sinai, eles estavam as margens do rio Jordão e se depararam com os muros da cidade de Jericó, primeiro desafio enfrentado para seguir até Canaã.

Josué e seu povo rodearam as muralhas por sete dias, no sétimo dia, eles rodearam a cidade por sete vezes. Quando a sétima volta acabou, depois que escutaram o toque das trombetas, foi possível escutar o grito do povo de Israel. Esse grito fez um eco que reverberou para destruir os muros de Jericó.

Tudo foi resolvido com fé, pois Deus havia prometido que isso aconteceria. Coube ao povo crer que Deus estaria lá naquele momento. Diante de uma conquista improvável, a fé que o povo possuía, foi capaz de derrubar uma barreira intransponível, que faria qualquer indivíduo desistir de seus objetivos.

Quais lições nós devemos aprender com essa história

A queda dos muros de Jericó nos mostra o quão importante é não se abalar com os enfrentamentos que a vida nos propõe. Olhar para uma barreira e aceitar que ela nunca será transposta é uma ideia para quem não tem fé, e não acredita nos planos de Deus. Tenha fé e acredite em si próprio.

Muro Jericó

O primeiro ponto é ver que acreditar no seu objetivo, se manter obediente as suas convicções, é o que vai te levar ao sucesso. Mesmo que Deus te mostre maneiras aparentemente tolas, elas vão te encaminhar para a vitória.

Apenas acredite

Não esqueça que o poder que Deus exerce é sobrenatural, não é palpável, está muito além da nossa compreensão. Só nos resta sentir, acreditar, saber que os mínimos sinais são indicadores de que faremos a escolha certa para seguir a diante.

Da mesma maneira que Josué e o povo foram salvos, você também será. Só não tente entender de imediato porque certas coisas acontecem. Tenha coragem para entregar as suas dificuldades a Deus e esperar, tudo se resolve no tempo de Deus.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados