Colégio Web

O que são gorduras trans?

Publicidade

As gorduras trans podem ser encontradas em alimentos industrializados e já passaram a ser produzidas desde o início do século passado em substituição à mais saudável gordura animal. O objetivo de quem desenvolveu o produto foi o de dar mais sabor aos alimentos. A necessidade de maior conservação também foi levada em conta. Além de se pensar na melhoria visual do alimento. Mas, tudo isso acaba sendo contestado quando se chega à conclusão de que o uso da gordura trans, especialmente em excesso, pode ser prejudicial à saúde. Vamos saber um pouco sobre os motivos e entender os riscos de consumo.

A indústria está preocupada apenas em manter seus lucros. Nesse sentido, ela não vai se preocupar com o fato de que as gorduras trans são compostas por vários ácidos graxos insaturados. Os óleos encontrados no espaço natural, por exemplo, vão possuir diversos átomos que são distribuídos em posições paralelas. Entretanto, quando submetidos a esses tratamentos industriais de hidrogenação, as estruturas químicas de tais óleos passam a ser modificadas e isso faz com que tais ácidos graxos permaneçam com os átomos em alinhamentos transversais. E esses fazem parte justamente da produção da gordura trans.

Polêmica na venda de produtos

Os donos das indústrias não querem parar de usar a gordura trans em seus produtos. Daí, que os governos precisam ao menos controlar a quantidade desse elemento em cada alimento. Esse é um grande debate no setor alimentício. Mesmo sendo prejudicial à saúde, a Organização Mundial de Saúde (OMS) indicou que nas calorias diárias pode ser consumido até 1% de gordura trans. Há produtos em que se permite até quatro gramas em cada porção. Essa proporção eleva em cinco vezes o que é permitido consumir diariamente de acordo com as regras da OMS.

Assim, de modo geral, a conscientização é quanto ao problema que elas podem causar. O ideal é que se reduza ainda mais e que em alguns produtos ela seja completamente retirada da composição.

Gordura trans disfarçada

Os pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina organizaram uma lista com 23 ingredientes que são passíveis de conter uma gordura trans escondida em suas composições. Confira abaixo.

Gorduras de soja parcialmente hidrogenadas

Gorduras hidrogenadas
Gorduras hidrogenadas de soja
Gorduras parcialmente hidrogenadas
Gorduras parcialmente hidrogenadas e/ou interesterificadas
Gorduras vegetais hidrogenadas
Gorduras vegetais parcialmente hidrogenadas

Hidrogenadas

Margarinas vegetais hidrogenadas
Óleos de milho hidrogenados
Óleos vegetais de algodão, soja e palma hidrogenados
Óleos vegetais hidrogenados
Óleos vegetais líquidos e hidrogenados
Óleos vegetais parcialmente hidrogenados

Cremes vegetais

Composto lácteo com gordura vegetal (2º ingrediente gordura vegetal)

Gorduras

Gorduras vegetais
Gorduras vegetais de girassol
Gorduras vegetais de soja
Margarinas
Margarinas vegetais
Mistura láctea para bebidas (3º ingrediente gordura vegetal)

 

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados