Colégio Web

O que é o CNPq?

Publicidade

Hoje em dia nos deparamos com diversas siglas de instituições que não fazemos a mínima ideia do que significam. Afinal de contas, as siglas se tornam de uso tão comum que grande parte das pessoas não faz ideia do que elas realmente querem dizer e qual a função daquilo que elas representam.

E é exatamente isso o que acontece com o CNPq. Grande parte das pessoas já ouviu falar nessa sigla, mas não só não sabe o que ela significa como também aquilo que ela representa. E é exatamente pensando nisso que reunimos aqui uma série de informações que vão explicar melhor o que o CNPq para que você não tenha mais dúvidas sobre o assunto.

Sobre o CNPq

CNPq o que é

CNPq nada mais é do que a sigla para Conselho Nacional de Pesquisa, que hoje também é conhecido como Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Esse conselho em questão é um órgão público que tem como função incentivar o desenvolvimento da pesquisa em terras brasileiras.

Ele teve início em 1951 e é reconhecido no mundo todo, principalmente dentro de países em desenvolvimento. Quando foi fundado, o Conselho tinha como principal objetivo dominar o ciclo atômico do país e desenvolver estratégias. Mas com o tempo suas funções ampliaram e ele também passou a ser o responsável pelo financiamento de pesquisas cientificas e tecnológicas em diversas áreas do conhecimento por todo o Brasil.

Sua sede está localizada em Brasília e ele é diretamente ligado ao Ministério da Ciência e da Tecnologia. Mais ainda, para conseguir exercer a sua função em todo o território brasileiro, o CNPq também conta com diversos outros órgãos federais, além de parceiros estrangeiros em suas funções.

Para conseguir incentivar a produção cientifica e tecnológica no país, o Conselho Nacional de Pesquisa trabalha principalmente com o oferecimento de bolsas e auxílios. O valor financeiro é oferecido principalmente para pessoas que desejam cursar mestrado e doutorado, que podem ser realizados não só no Brasil, como também no exterior.

CNPq

Sendo o Brasil um país em desenvolvimento que conta com uma série de faltas e problemas com educação, conselhos e auxílios deste tipo são de extrema importância para o desenvolvimento do conhecimento cientifico e acadêmico no país.

Principalmente porque esse tipo de profissão e dedicação acadêmica está passando a ser cada vez mais evitado pelos jovens do país, que veem a dedicação à pesquisa como um trabalho que não tem reconhecimento e que também não conta com incentivos, além da perspectiva de má remuneração.

E é com propostas como essa que aos poucos essa situação pode ser mudada, com cada vez mais pessoas buscando ingressar na dedicação à pesquisa no Brasil.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados