Colégio Web

Confira algumas curiosidades interessantes sobre as nuvens

Nosso mundo é repleto de mistérios e curiosidades, confira algumas delas relacionadas as nuvens.

Publicidade

Ao inverso que as pessoas pensam sobre o assunto, as nuvens não possuem uma composição de vapor, ou seja, pela água no seu estado gasoso. Na realidade as nuvens são formadas por minúsculas gotinhas de água e cristais de gelo, que devido ao seu tamanho muito pequeno, acabam ficando em suspensão na atmosfera, em um estado quase gasoso, mas não completamente.

As nuvens não são brancas, é só uma impressão

As nuvens possuem a sua formação conforme explicado anteriormente. Em contrapartida, vemos as nuvens como sendo brancas pois estas partículas acabam dispersando a luz em todas as direções, dando a elas uma coloração esbranquiçada que vemos. Este é um processo conhecido como dispersão de mie.

As nuvens também não são cinzas

As nuvens de tempestades acabam dando uma impressão de várias cores inclusive. Mas a impressão acinzentada ocorre porque quando a luz solar atravessa uma nuvem, uma boa parte dela acaba ficando retida no seu interior.

Caso a nuvem seja bastante espessa, ou ainda o tamanho das gotículas e cristais forem maiores dentro da mesma, a retenção de luz ocorrerá de forma mais intensa, por isso que quando olhamos para nuvens carregadas a partir do solo, elas aparecem escuras, e até mesmo cinza escuro.

Sobre as impurezas

Para que gostas e cristais de gelo possam surgir, e a partir disto dar origem as nuvens, é interessante que exista algum tipo de partícula suspensa, como os grãos de poeira, o sal marinho e os elementos contaminantes. Estes servem até mesmo de núcleo, nos chamados núcleos de condensação no entorno do qual a água se acumula e acaba produzindo gotas que de forma eventual possam cair na Terra em forma de chuva.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados