Colégio Web

Tempo – O que é, como medir e curiosidades

Publicidade

Você já reparou que muitas vezes o tempo passa e nem percebemos? Você já percebeu que quando está brincando, jogando ou fazendo alguma coisa legal o tempo passa rápido? E quando você está fazendo algo bem chato que o tempo demora muito para passar? Com isso, várias perguntas surgem!

O que é o tempo?

O tempo é a duração dos fatos, e o período em que as coisas acontecem. O tempo pode ser medido em segundos, em minutos, em horas, em dias, em semanas e em anos. Como por exemplo: um dia tem 24 horas, uma semana tem 7 dias, um mês tem 4 semanas e um ano tem 12 meses.

Como medimos o tempo?

Para sabermos que horas são, usamos o relógio ou outros marcadores do tempo. Você sabia que muito antigamente não existia o relógio e as pessoas usavam o sol como forma de marcar o tempo?

Graças aos relógios, nós sabemos que a hora do almoço indica que a manhã já foi embora e que a tarde começa.

Quando olhamos para o sol no final da tarde e temos aquela linda imagem do seu pôr, indica que a noite está próxima.

Linha do Tempo

Tempo

Em cada hora do dia realizamos atividades diferentes e o tempo não para. Você já reparou como o tempo passa?

O tempo passa e você cresce. Seu corpo sofre por transformações, você realiza novas descobertas, aprende inúmeras coisas na escola e com seus amigos. Todas essas mudanças ficam registradas na linha do tempo. Você já viu uma foto sua de quando ainda era um bebê? Veja o quanto você já cresceu?

Aprendendo o presente, o passado e o futuro

O presente é tudo o que está acontecendo no momento em que vivemos, no agora, ou seja, exatamente no hoje.

O passado é tudo aquilo que já passou. O seu nascimento, antes de você nascer, o ontem.

O futuro é tudo aquilo que ainda vai acontecer. É um tempo que ainda não se viveu, mas que planejamos muitas coisas a realizar.

Como podemos saber o que aconteceu no passado?

Os lugares e as pessoas mudam com o passar do tempo. Como podemos registrar os acontecimentos que ocorreram no passado?

Os acontecimentos do passado ficam registrados na nossa memória, em documentos, em fotos, em papéis, como cartas e diários. Podemos observar também as antigas construções, os objetos e móveis.

Alguns documentos importantes permanecem guardados e arquivados. Guardamos nossas coisas em casa e outros documentos que fazem parte da história de uma nação são guardados e conservados em museus. Esses documentos são históricos, e nos ajudam a entender e conhecer o que existiu no passado.

A pessoa que utiliza os documentos históricos para contar a história e relatar os fatos e acontecimentos do passado é o historiador. Ele tem por objetivo mostrar o que mudou e o que permaneceu da mesma forma com o passar do tempo. O historiador se utiliza de documentos iconográficos, materiais, visuais, sonoros e orais.

Em outro artigo aprenderemos como o historiador faz para saber todas essas coisas do passado e o motivo pelo qual elas são tão importantes para o ser humano.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados