Colégio Web

Internet: o mal ou bem do século?

A internet trouxe mudanças gigantescas na vida das pessoas. No entanto, algumas consequências desastrosas também surgiram. Confira mais detalhes!

Publicidade

As redes sociais aumentaram ou diminuíram o convívio social? Como a internet afeta a vida das pessoas e nos relacionamentos? Estar conectado o tempo todo pode ser considerado bom ou ruim? Como dosar momentos virtuais com presenciais? A internet é o mal ou o bem do século?

Sempre quando surge alguma novidade as pessoas ficam com dúvidas, resistem ao desconhecido e os mais conservadores dão sinais de preconceito e de insegurança. A internet chegou, e agora como devemos agir diante de tanta informação e tecnologia?

Internet

O mundo está online, virtual, globalizado. Todos conectados a uma rede, com milhões de informações, entretenimento, bate papo, chats; diversos sites como de relacionamento, jogos e lojas, em que é até possível realizar compras e assistir filmes e desenhos.

O ponto é que a utilização da internet não pode e nem deve diminuir o convívio das pessoas pessoalmente. Precisamos desse contato, do olho no olho, da troca de experiências, e de informação contadas intimamente por um amigo, namorado, marido ou filho. O contato humano não pode ser substituído pela máquina. Ela deve fazer parte como meio de pesquisa, comunicação, entretenimento, mas na medida certa, com equilíbrio.

A internet pode afetar a vida das pessoas e dos relacionamentos se não houver controle entre as atividades do dia a dia e os momentos conectados. Muitas pessoas possuem dificuldade de se relacionar com as outras, e a internet é o meio pelo qual torna a conversa e a paquera menos constrangedora. Do outro lado, não é preciso ver o outro, nem o que é escrito muitas vezes é a verdade. Portanto, a forma antiga ainda é a melhor alternativa de relacionamento.  O contato físico, a paquera, a troca de olhar e a conversa fazem parte de todo o contexto.

Phubbing

Estar conectado o tempo todo pode ser considerado ruim. É necessário que se estabeleça horários para seus acessos, crie uma rotina saudável e realize outras atividades prazerosas como um esporte, uma boa leitura ou uma boa conversa.

É preciso saber dosar os momentos virtuais dos presenciais. Não é saudável e nem possível que se viva somente no mundo virtual. As pessoas precisam viver com os outros, falar, tocar, cheirar, abraçar e beijar.

Afinal, a internet é o mal ou o bem do século? Depende de como usarmos esse meio para realizarmos as nossas atividades. Utilize o virtual com sabedoria sem se esquecer do convívio com familiares e amigos, dos passeios ao cinema e ao teatro, e muito mais.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados