Colégio Web

Família e a árvore genealógica

Para conhecermos a história de uma família, podemos identificá-las por meio da árvore genealógica. Vamos entender melhor como isso acontece? Confira!

Publicidade

A família é a nossa primeira experiência de vida em comunidade. Vivemos junto com ela e aprendemos a nos relacionar com outras pessoas.

As famílias de antigamente eram bastante numerosas, pois as mulheres tinham muitos filhos. Com o passar do tempo, a quantidade de filhos foi diminuindo por diversos fatores. Atualmente, é comum vermos dois filhos no máximo, por casal. Você sabia que na China, cada casal pode ter apenas um filho?

Ocorreram mudanças com o passar do tempo, assim como seus costumes, hábitos, quantidade de filhos e muitas outras questões que tiveram que ser alteradas de acordo os países que vivem.

Familia

As famílias não são iguais, cada uma possui a sua própria formação e o seu jeito de organização. Existem famílias em que os pais moram juntos com os filhos, em outras os pais são separados, e os filhos moram com um deles. Outras famílias são formadas por avós e netos, ou até mesmo crianças que vivem com os tios ou qualquer outro parente. Todas essas pessoas fazem parte da mesma família. Nem sempre residem próximas, os membros de uma família podem viver em lugares bem distantes, mas o mais importante é manter o elo de respeito, de amizade e de carinho.

Em razão da colonização do nosso país, temos uma grande diversidade na origem das famílias. Em nosso país, as famílias brasileiras apresentam características próprias e maneiras de se organizar bem diferentes. Nossos povos são de diferentes origens como indígenas, africanos, portugueses, espanhóis, alemães e muitos outros povos. As tradições e costumes de uma família são passados de geração para geração.

O que é a árvore genealógica?

Para conhecermos a história de uma família, podemos identificá-las por meio da árvore genealógica. Vamos entender melhor como isso acontece?

Na árvore genealógica podemos colocar todas as pessoas que fazem parte de uma mesma família e vamos ramificando os graus de parentesco por meio dos galhos das árvores.

Arvore Genealogica

Você sabe por que se chama árvore genealógica?

Uma árvore nasce de uma mesma semente, seus galhos ramificam e suas folhas não são iguais, mas são semelhantes, assim da mesma forma são as famílias. Não são iguais, mas todas são parecidas, assim como as árvores não são iguais, mas são parecidas e podemos fazer essa relação entre as famílias.

As folhas mais novas de uma árvore são representadas pelas crianças de uma família. Os galhos mais finos podemos representar os pais, pois nasceram antes das folhas. Dos galhos mais grossos nasceram os galhos mais finos, como os pais que nasceram dos avós. Todos possuem uma mesma origem, assim como as árvores possuem uma origem comum que são as raízes.   Sendo assim, você também pode fazer a sua árvore genealógica com a ajuda de seus avós e pais. Tente!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados