Muitas pessoas pensam que após a saída do ensino médio, irá se livrar de matemática ao escolher algum tipo de curso que não tenha foco em áreas exatas, apesar disto, a realidade não funciona bem desta forma. Esta é uma disciplina que serve como um dos maiores temores dos alunos em anos iniciais de formação, e ainda fazem parte do dia a dia das pessoas, o melhor disto, é procurar enfrentar o medo de errar em cálculos, mas como é possível fazer isto?

Psicóloga ensina pessoas a gostarem de matemática

De acordo com uma psicóloga americana, a maioria dos alunos acabam ficando malucos por terem de mexer com números, por este motivo é possível analisar de onde vem tantos traumas com relação a este tipo de matéria. Para que possa se dar bem na matemática, são necessários alguns fatores fundamentais, como por exemplo a confiança, e os valores fundamentais.

Qual motivo fez com que houvesse a necessidade do estudo?

O estudo teve o foco de diminuir a fobia pela disciplina há 12 anos, apesar disto, desde os tempos de faculdade, já tentava analisar como as pessoas que gostam de matemática podem se comportar ao resolver problemas de cálculos, comparando assim as mesmas com um tipo de posicionamento de quem dizia morrer de medo de realizar as contas.

Psicóloga ensina pessoas a gostarem de matemática

Segundo ela, foi constatado, que independente do assunto, caso você acredite que vai falhar, existe uma grande possibilidade de que isto realmente aconteça. Além disto, a falta de confiança poderá afetar as nossas vidas de diversas formas, e não seria algo diferente com a matemática. Apesar disto, como fazer os alunos acreditarem que irão acertar os cálculos?

É necessário que os alunos pensem mais em tudo o que é importante para eles na vida, desta forma, você poderá apoiar este tipo de pensamento que eles possuem de si mesmo, tornando assim os mesmos mais resilientes a tudo o que considerarem como um desafio de sala de aula. É fato que os educadores precisam incentivar de forma substancial a autoestima dos alunos.