Colégio Web

Entendendo o Estado Islâmico

Publicidade

Infelizmente, a cada dia que passa novas notícias de ataques terroristas protagonizados por personalidades que fazem parte do Estado Islâmico tomam conta da mídia. A mais recente foi sobre um ataque a uma boate gay nos Estados Unidos que acabou matando 50 pessoas. Isso porque o grupo extremista tem uma filosofia muito própria e tem o desejo de impor isso ao restante do mundo.

Porém, muita gente não sabe direito o que é o Estado Islâmico e a motivação por trás de tantas atrocidades que os seus praticantes cometem. E é exatamente pensando nisso que reunimos aqui uma série de informações sobre esse grupo que está ganhando cada vez mais força.

O que é?

Entendendo o Estado Islâmico

O Estado Islâmico, também conhecido como Isis – sigla em inglês – é uma organização, uma forma de estado que foi criada e é dirigida por um líder político e religioso que segue a lei islâmica, também conhecida como sharia. Hoje o Estado Islâmico controla o território que engloba regiões da Síria e também do Iraque.

Apesar de estarem localizados em uma região relativamente pequena, o grupo tem o objetivo de romper barreiras buscando libertar a Palestina. Para isso, o grupo tem exigido que todos jurem lealdade a seu líder e utiliza de meio violentos para conquistar e expandir a sua filosofia.

Como o grupo surgiu

O grupo tem origem lá em 2002, quando o jordaniano Abu Musab al-Zarqawi fundou o grupo radical Tawid wa al-Jihad cerca de um ano após o ataque dos Estados Unidos ao Iraque.

Foi assim que Zarqawi jurou lealdade a Osama Bin Laden e fundou aquilo que se tornaria as bases para a Al Qaeda, que acabou por se tornar a maior força contra a ocupação americana no país.

E foi após a morte de Zarqawi, em 2006, que a Al Qaeda criou uma organização que era alternativa e foi batizada de Estado Islâmico do Iraque, que depois de uma série de dificuldades e de momentos de enfraquecimento, acabou por ganhar força, aderência e se tornou um califado, mudando o seu nome apenas para Estado Islâmico.

Estado Islâmico

Membros

O Estado Islâmico tem estado em constante crescimento. Hoje as autoridades americanas estimam que o califado conta com cerca de 15 mil combatentes. Porém, a verdade é que estimativas mostram que este número pode ser muito maior e ficar entre 30 e 50 mil.

Desse número, 30% participa do Estado Islâmico por convicção na causa do califado, o restante só o faz porque foi coagido pelos líderes a juntar-se ao EI. É estimado também que dentro desse número haja pelo menos 12 mil estrangeiros, 2,5 mil vindos de países do Ocidente apenas nos últimos três anos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados