Colégio Web

Diferença entre ética e moral

Publicidade

Moral e ética são conceitos que estão muito presentes em nossas discussões e são pronunciados por nós em diversas ocasiões. Entretanto, por vezes acaba sendo feito um mau uso desses conceitos, causando alguns conflitos e uma dificuldade de compreensão e delimitação que identifique até onda vai a moral e ao que se restringe o conceito de ética.

Dessa forma, é de extrema importância compreender ao que se referem cada uma dessas palavras para embasar o discurso e propiciar um conhecimento mais embasado entre os mesmos. Assim, de acordo com o dicionário podemos identificar como conceito de moral: adj. de acordo aos bons costumes./ Que é próprio para favorecer os bons costumes. / Relativo ao espírito; intelectual (por oposição ao físico, ao material). / S.m. Estado de espírito, disposição de ânimo. / S.f. A parte da filosofia que trata dos costumes, deveres e modo de proceder dos homens nas relações com seus semelhantes; ética. / Corpo de preceitos e regras para dirigir as ações do homem, segundo a justiça e a equidade natural. / As leis da honestidade e do pudor; moralidade.

Moral

Sob essa perspectiva, podemos compreender que o conceito de moral se refere a uma série de condições estabelecidas pela cultura de um povo e que definem as formas de agir de forma correta ou não dentro do sistema de valores empregado naquela população. Podemos entender como moral então todos os critérios que estabelecem a conduta de uma sociedade, ao passo em que delimitam o equilíbrio necessário entre as aspirações pessoais e os interesses coletivos. Pensando assim, a monogamia, por exemplo, trata-se de um elemento moral brasileiro.

Ética

Por outro lado, a ética vêm do termo em latim ethos que se refere a conduta, ao modo de agir. Portanto, o que difere a ética da moral se relaciona com o fato de que a moral se vale de estabelecer o convívio equilibrado com o que é bom para a população, enquanto que a ética busca compreender e atribuir sentido aos valores formados pela moral.

A ética é, dessa forma, um conjunto de argumentos que são utilizados pelos indivíduos para justificar suas ações, solucionando diferentes problemas em que há o conflito de interesses com base em argumentos universais. Em outras palavras, podem salientar que a ética é uma filosofia responsável por estudar a moral, contestando e identificando o que podemos chamar de regras morais vigentes, as quais são alteradas com o tempo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados