Para comprar ou adotar um animalzinho de estimação para você ou seu filho é preciso ponderar alguns fatores.

Dentre todos os fatores, é importante que a criança entenda que um animalzinho não é um brinquedo pelo qual quando se enjoa de “brincar” joga-se fora ou deixa de canto. O animal é um ser vivo que sente e sofre a ausência de seu dono e precisa de vários cuidados, assim como de seu carinho. Vamos entender o que é preciso para receber um animalzinho de forma correta e adequada, quais as responsabilidades e cuidados necessários.

Preocupação com o animal

É preciso deixar bem claro para a criança que a compra ou a adoção de um animal é uma tarefa grande e exige-se bastante responsabilidade e dedicação. É preciso que as crianças compartilhem com a responsabilidade de cuidar do animal e dividir com os pais as tarefas e cuidados que são necessários. O bem-estar do animal conta muito e não pode ser visto pela criança como a compra de mais um “brinquedo”.

Animal Estimação

A escolha do animal

No momento da escolha do animal é preciso pensar na disponibilidade de tempo que a família dispõe para permanecer com o mesmo, bem como observar o espaço disponível para que o animal possa se adaptar e viver de forma confortável e harmônica.

Dicas de como escolher o seu animalzinho de estimação

Os cães são excelentes companheiros e muito sociáveis. Algumas raças gostam da companhia de crianças. Verifique no momento da compra quais seriam essas raças e se estão adequadas ao ambiente que irão viver.

Os gatos são perfeitos para quem reside em apartamentos ou em casas pequenas. Esses animais são indicados para crianças menores, pois gostam de fazer a usa própria limpeza, não precisando de banho com tanta frequência, além de que brincam sozinhos e são mais independentes.

animal-de-estimacao

Os peixes vivem menos em relação aos outros animais e essa ideia de morte pode ser trabalhada na criança como um processo natural da vida, comparando até mesmo com um familiar querido que já tenha morrido. Ter um aquário em casa pode ser muito divertido, além de que a criança observa o comportamento e o meio em que vive cada animal.

O que as crianças aprendem com os animais?

É estimulada na criança a responsabilidade de assumir algumas tarefas como alimentação e higiene do seu pet. Ela percebe a importância da higiene pessoal e passa a entender a nova rotina da casa, adquirindo novos hábitos.