Colégio Web

Dia de Ação de Graças – Qual sua origem?

Publicidade

Muitas pessoas já devem ter visto em algum filme ou seriado estadunidense, uma família reunida ao redor da mesa para comer um belo peru em comemoração pelo Dia de Ação de Graças.

Pois esta celebração, que é tão tipicamente estadunidense, sendo um dos símbolos do chamado “american way of life” (modo de vida americano), é o que vamos desvendar nas próximas linhas deste artigo.

O início de tudo

Thanksgiving

O Dia de Ação de Graças, que é conhecido nos Estados Unidos como Thanksgiving Day, é um feriado extremamente tradicional e importante para a economia dos Estados Unidos há muitos anos.

No entanto, suas origens remetem ao início de tudo, quando o país ainda era apenas uma colônia, e apenas as primeiras famílias circulavam por suas terras, os chamados pioneiros.

O Dia de Ação de Graças é uma data em que é celebrada a gratidão a Deus, sendo observadas orações e muitas festas, sempre em agradecimento pelo que ocorreu durante o ano que está para terminar.

Originalmente, esta data era reservada para a quarta quinta-feira do mês de novembro, quando os colonos da Nova Inglaterra faziam festivais para agradecer as colheitas que foram feitas durante o ano que passou.

O Dia de Ação de Graças ainda é comemorado no mês de novembro, sendo reservado para a última quinta-feira do mês, quando é, entre outras coisas, feito o jantar de Ação de Graças, onde é servido o tradicional peru.

A data coincide com o período onde é outono no Hemisfério Norte, exatamente quando as colheitas já tinham sido recolhidas pelos fazendeiros.

Dia de Ação de Graças – Qual sua origem

A data nos dias atuais

O Dia de Ação de Graças é para os Estados Unidos como o Natal é para o restante do mundo, sendo por lá, tão importante quanto a data em que é celebrado o nascimento de Jesus Cristo.

A data é conhecida no mundo todo como um dos feriados mais icônicos para os estadunidenses, mas o fato é que ela também é celebrada no Canadá, onde tem caráter igualmente importante, especialmente religioso.

Nos Estados Unidos, a data é feriado nacional, sendo importante também para o comércio, já que a sexta-feira seguinte é quando ocorre a tradicional Black Friday, que é a queima de estoque que é feita por todo o varejo do país.

Eventos esportivos também são programados para esta data, como jogos de futebol e de basquete, por exemplo, que aproveitam para ter mais audiência na televisão e mais público presente.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados