Na infância e adolescência, apenas uma palavra, verbo e ação toma conta de nossas vidas: estudar. Devemos dar foco total aos estudos, a fim de garantir um futuro mais próspero e de qualidade. No entanto, quando a pressão dos pais é muita grande, o filho não se sente bem e acaba estudando mais do que deveria, trazendo prejuízos para a saúde.

Tudo deve ser controlado, nada em exagero traz benefícios. Estudar pode ser bom, mas também é cansativo e requer bastante da mente. Além das 4 horas de escola, estudar em casa outras 8 horas não é indicado.

Quantas horas por dia devo estudar?

Devemos estudar quantas horas por dia

Uma pergunta que permeia a vida de todos os estudantes é a carga horária de estudo que devem ter fora da escola. Não existe um número certo, pois cada pessoa é única e tem uma facilidade diferente para assimilar a matéria.

O ideal é testar e nunca se sobrecarregar. Converse com seus pais e veja como dividir o seu dia para os estudos e para a diversão. Confira as dicas abaixo para te guiar na solução deste problema!

1# – Não se esqueça do lazer

Nossos pais e a escola nos condicionam a estudar sempre mais e mais. Eles querem que a nossa vida seja voltada para o estudo, pois é ele que nos dá um bom emprego, bom salário e nos permite viver bem no futuro.

No entanto, nenhum exagero faz bem à saúde! Estudar de manhã e revisar a matéria durante a tarde, bem como fazer lições e trabalhos, é bastante importante, mas isso não pode pegar um dia inteiro.

Caso o estudante ame estudar, não tem problema, será uma diversão. Do contrário, o ideal que algumas horas da tarde sejam voltadas ao lazer, como prática de esportes, jogar videogame e outros. Durante a noite, o corpo tem que entrar em preparação para dormir. Nada de quebrar a cuca!

2# – Não diminua horas de sono

Há quem brinque o dia inteiro e deixe para fazer as lições no período noturno. Outros alunos ainda estudam o dia inteiro e mais um pouco de noite. Não cometa este erro! Dormir é fundamental para limpar a mente e prepara-la para novos aprendizados.

Separe a noite para conversar com os pais, ver televisão, brincar com o irmão ou irmã e fazer coisas que distraiam a mente. Estudar pode deixar muitas pessoas ansiosas, causando insônia e muitos outros problemas.

Durma pelo menos 8 horas por dia, sendo 10 horas o ideal. Estudar é importante, mas não exagere!

3# – Trabalhe com metas

Muitas pessoas estudam demais por não saberem se controlar. Elas não têm foco e acabam estudando mais do que o necessário, não vendo o dia render e perdendo horas de diversão. Ser criança, adolescente é bom, não perca esta ótima fase de suas vidas!

Pegue um horário do final de semana e se programe o restante da semana. Escreva os capítulos que lerá e em quais horários, pois assim não terá problemas em estudar pouco e também não exagerará nos estudos. Ao terminar o planejado, esfrie a cabeça!