Colégio Web

Como se organizam as fases da Lua?

Entenda como são formadas as quatro fases lunares

Publicidade

Ela é um satélite natural extremamente importante. Não apenas do ponto de vista científico. Até mesmo os poetas e cantores gostam de homenagear e endeusar a Lua dos amores, dos saudosos e dos apaixonados.

Mesmo para os povos mais humildes, ela sempre teve uma enorme importância, pois interfere no plantio e em outros hábitos de agricultores e povos indígenas.

lua cheia

De quem estamos tratando? Da Lua! No planeta Terra, ela é o único satélite natural. Em termos de brilho no céu, perde apenas para o Sol. Porém, o que muita gente não sabe é que esse brilho não é próprio da Lua. Ele vem através da luz solar. Enfim, tudo muito sincronizado e muito perfeito na natureza não é mesmo?

O homem divide a Lua em fases

Para saber utilizá-la e também com o objetivo de estudar esse grande fenômeno, o homem aprendeu a dividir a lua em quatro fases. Cada fase é determinada a partir do deslocamento desse satélite em torno da Terra. No período de um mês, a lua vai apresentar quatro diferentes posições que resultam em aspectos peculiares e diferentes. Um dos critérios analisados é a luminosidade. Sendo assim, como comumente observamos nos calendários, temos quatro fases a serem observadas: cheia, minguante, nova ou crescente.

A luminosidade vai depender do ângulo em que o indivíduo está observando a imponente fase da Lua recebendo a iluminação dos raios solares. Em cada uma das fases é possível observar o intervalo de sete dias. Nesses momentos, a própria maré recebe influências. Já ouviram a expressão: “maré cheia”?

É também a partir dessa luminosidade que alguns agricultores decidem investir em suas plantações. Outras pessoas preferem cortar o cabelo na fase da Lua cheia ou mesmo sair em busca de muitos peixes no mar.

Conheça cada fase da Lua

fases da luaAgora que você já percebeu a complexidade desse satélite, fique por dentro das principais características das fases lunares.

Cheia: muito admirada pelos poetas e apaixonados. Chamada da Lua mais bonita. Nesse momento, o Sol vai iluminar totalmente a parte da Lua que está voltada para a Terra.

Minguante: nessa fase, há uma considerável perda de luminosidade. É possível observar apenas uma face com iluminação. Geometricamente, também fica formada como um C pelo avesso.

Nova: alguns alimentos são plantados nesse período. Até mesmo para evitar a chegada de pragas e insetos noturnos. A lua nova tem pouca luminosidade. Ela representa o momento em que a face lunar voltada para a Terra não está recebendo iluminação do Sol.

Crescente: é um momento de transição para a lua Cheia. Os especialistas explicam que na lua crescente a luminosidade fica concentrada apenas na face do lado oposto. No caso, da minguante.

Você já parou para observar a beleza da lua? Qual fase você considera mais bela? Será que a lua realmente tem influência até mesmo no corte do cabelo? Deixe a sua opinião ou faça a sua homenagem a esse importante satélite que tantos nos homenageia com sua beleza!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados