A leitura é um hábito que traz muito prazer. Ela é uma arte que vai além da nossa imaginação. A leitura é a melhor forma de se obter a informação, de se conhecer pessoas, de inovar e de crer no imaginário.

As bibliotecas existentes no Brasil

De acordo com as pesquisas, existem mais de 5 mil bibliotecas cadastradas junto ao Sistema de Bibliotecas Públicas no Brasil. Muitas dessas bibliotecas são de universidades, sendo bibliotecas públicas estaduais e municipais. Outras são bibliotecas escolares e especializadas. Isso sem contar naquelas disponíveis na internet (bibliotecas virtuais). É muito difícil saber ao certo o número de bibliotecas existentes devido à má organização dos estados em registrar o número de bibliotecas que funcionam de forma correta e eficiente.

Biblioteca

Atualmente, temos acesso a vários livros e informações pela internet, através do acesso virtual, sem o contato com o livro físico. Isso facilita a vida das pessoas, pois no passado, o acesso à biblioteca era restrito às pessoas que usavam a biblioteca para realização de trabalhos e pesquisas; hoje a situação é bem diferente. As pessoas procuram uma biblioteca para ponto de encontro, entretenimento, pois é fácil encontrar várias revistas antigas, histórias em quadrinhos, acervos importantes, livros antigos e atuais. Através da tecnologia podemos ter acesso à informação de forma rápida e eficiente, em qualquer lugar. Embora existam tantas vantagens, com a ajuda da tecnologia, ainda existem pessoas que preferem a forma antiga de ler: folheando as páginas de um livro.

As bibliotecas espalhadas pelo Brasil

Várias regiões do Brasil possuem bibliotecas, mas em muitas delas as bibliotecas se encontram em estado de degradação, destruídas e em perfeito estado de abandono, principalmente, nas regiões mais pobres do nordeste. É triste ver essa situação sabendo que tantas crianças e adultos não tem nem sequer acesso ao estudo e ao contato com os livros, com a leitura. Com ela, aprendemos e conhecemos parte da nossa cultura e da nossa tradição. É necessário que todas as pessoas tenham acesso à educação e a leitura, e é preciso que nossos governantes tenham maior interesse e preocupação com a educação no nosso país.

Como mudar essa situação?

Exemplo de cidadania e de preocupação com a educação e amor aos livros são as doações recebidas por amantes literários e empresários a varias instituições de ensino como é o caso da Universidade de São Paulo, que recebeu em 2005 um acervo de 60 mil livros doados entre documentos sobre o Brasil e importantes obras da nossa literatura. Você pode ajudar essa situação não jogando seus livros usados no lixo. Doe livros em escolas, bibliotecas e para crianças que com certeza ficarão felizes com a descoberta de um novo mundo.