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Como as pessoas chegam aos 100 anos de idade?

Os fatores para aumentar a vitalidade e manter a boa forma são os mais variados. Conheça-os aqui e comece a sua caminhada para o centenário!

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É fato que vivemos mais e buscamos melhores condições de vida. Não faz muito tempo que quem tinha 55 anos era considerada uma pessoa idosa. Atualmente, esse pensamento já não faz mais parte da nossa realidade. Pessoas nessa faixa etária estão esbanjando vitalidade e energia.

Os especialistas estão estudando cada vez mais pessoas que possuem mais de cem anos (centenárias) e observando o cotidiano dessas pessoas e a alimentação. Eles buscam a resposta para tanta vitalidade e boa forma.

Estatísticas de longevidade

As estatísticas realizadas demonstram que o Brasil ocupa o 92º lugar no ranking dos povos com mais longevidade, enquanto os Estados Unidos ocupa a posição 38º e o Japão ocupa a primeira posição no ranking. Nós estamos bem longe de sermos um país com pessoas de vida longa! Mas você já pensou quais seriam os fatores que fazem com que a expectativa de vida seja superior a 80 anos?

Vamos entender melhor como funciona essa diferença no ranking e o que os japoneses fazem para manter essa vitalidade?100 anos

Fatores para aumentar a vitalidade e manter a boa forma

Os fatores para aumentar a vitalidade e manter a boa forma são: consumo de alimentos frescos; evitar gordura saturada e gordura trans; pratica de atividade física; consumo de nutrientes; e vida sem estresse.

O consumo de alimentos frescos é primordial para a saúde; sem conservantes e corantes, eles ajudam a manter a qualidade e o sabor dos alimentos, além dos nutrientes e vitaminas encontradas nos alimentos.

A gordura saturada acarreta males a nossa saúde, mas menos do que a gordura trans que foi substituída pela gordura saturada pela indústria. A gordura saturada é proveniente de alimentos de origem animal (carnes, leite, manteiga, queijos) e de vegetais como coco e azeite de dendê. Esse tipo de gordura deve ser evitado, pois consumido em excesso ocasiona várias doenças cardiovasculares e o aumento do nível de lipoproteína ruim no sangue (LDL).

Vitalidade

Os alimentos como frutas, verduras, legumes, peixes (salmão, atum), soja, brócolis, batata doce e gengibre são alimentos ricos em nutrientes como ômega 3, fibras, vitamina C, além de que ajudam a evitar diversas doenças crônicas como a diabetes, o colesterol, problemas cardiovasculares, estimulando o funcionamento do intestino e da capacidade de memorização e aprendizado.

A atividade física é essencial para qualquer pessoa em qualquer idade, e principalmente, para quem quer realizar uma dieta saudável e equilibrada.

Devemos alterar certos hábitos alimentares para que tenhamos melhores condições e qualidade de vida. O importante é envelhecer bem e de forma saudável.

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