Colégio Web

Como é a vida no campo?

Publicidade

O campo, também conhecido por zona rural, é o local em que as pessoas vivem em sítios, chácaras, fazendas, granjas, ou até mesmo em pequenas construções com muito espaço para a plantação e a criação de animais. No campo, não temos tantas construções como na cidade. As pessoas moram em construções com imensa área verde. O campo é livre de poluição, as pessoas possuem maior qualidade de vida, embora não se tenha tanta tecnologia.

A maioria das pessoas que vive na área rural trabalha na lavoura, na agricultura, plantando e colhendo alimentos necessários para a nossa sobrevivência. Além disso, no campo muitas pessoas criam os animais e produtos que são comercializados na cidade. Vamos conhecer como é a vida dessas pessoas que vivem no campo.Campo

As pessoas que trabalham nesses locais são profissionais como:

  • Agricultores ou lavradores: cuidam da terra, do arado, das lavouras, das plantações e da colheita;
  • Os boiadeiros: são trabalhadores que cuidam dos animais, principalmente, do gado.

A agricultura

O trabalho no campo é bem cansativo, pois as pessoas acordam cedo e iniciam o seu trabalho. Esse é feito muitas vezes de forma manual ou quase artesanal, embora exista a ajuda de máquinas. Os agricultores preparam a terra para o recebimento das sementes, irrigam a plantação e realizam a colheita. Elas passam por muitas dificuldades com o clima que muitas vezes prejudica a plantação, assim como as pragas que destroem plantações inteiras.  Toda essa atividade é conhecida como agricultura.

Alguns produtos que retiramos da agricultura:

  • Legumes: cenoura, batata, beterraba, abobrinha;
  • Frutas: banana, laranja, uva, maçã, mexerica;
  • Verduras: alface, escarola, salsa, rúcula;
  • Cereais: trigo, milho, aveia, cevada;
  • Grãos: feijão, lentilha, grão de bico.

Agricultura CampoA pecuária

A pecuária é o trabalho realizado com a criação, domesticação e a reprodução de animais como o gado, cavalos, porcos, galinhas, coelhos, peixes, e abelhas. O dono das terras e dos animais é conhecido como pecuarista, e a pessoa quem trabalha com os animais é conhecido como peão, boiadeiro ou retireiro. Cada uma dessas atividades recebe um nome dependendo da criação do animal.

  • A criação de aves (codornas, galinhas, patos) é conhecida como avicultura;
  • A criação de peixes é conhecida como piscicultura;
  • A criação de abelhas é conhecida como apicultura;
  • A criação de coelhos é conhecida como cunicultura.

A indústria chega ao campo…

No campo, também temos algumas indústrias que preparam e fabricam alguns produtos para a comercialização. Assim como as usinas que fabricam o etanol com a matéria-prima da cana-de-açúcar, há fábricas que retiram o couro dos animais e preparam a carne para o comércio.

O pecuarista com o passar do tempo aprendeu a investir em tecnologia e maquinários para ajudar os trabalhadores.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados