Todas as pessoas necessitam de cuidados especiais como comer, tomar banho e dormir. Quando estamos doentes o cuidado é ainda maior. Mas existem outras pessoas que precisam de cuidados ainda mais especiais.

Necessidades especiais

Essas pessoas que são portadoras de necessidades especiais podem ser visual, auditiva e física.

As pessoas que possuem deficiência visual também são chamamos de pessoas cegas, que perderam a visão. A perda da visão pode ter ocorrido por alguma doença ocorrida em algum momento da vida ou por nascença, ou seja, a pessoa já nasce com a deficiência.

A deficiência auditiva também ocorre em pessoas com algum tipo de doença desenvolvida ou mesmo por nascença. Geralmente, a pessoa é surda e muda, ou seja, ela não ouve e não fala.

Você já viu pessoas andando em cadeira de rodas ou em muletas? Essas pessoas são deficientes físicos, que perderam os movimentos realizados pelas pernas por motivo de doenças ou muitas vezes por acidentes ocorridos como balas perdidas, acidentes de trânsito ou ainda por alguma anomalia genética.

Melhorias e adaptações

Acessibilidade nas Ruas

É muito difícil a locomoção de pessoas portadoras de necessidades especiais pelas ruas da cidade. O acesso ao transporte e as edificações ainda é muito precário.

É necessário que ocorra adaptações e muitas melhorias para a locomoção e garantia de melhores condições de vida. Nas ruas, por exemplo, é necessário:

• Fazer rampas e calçadas rebaixadas para os cadeirantes;
  • Colocação de pisos táteis (pisos especiais percebíveis pelo tato) e de alerta para os portadores de deficiência visual;
  • Instalação de barras de metal nas entradas de prédios e edificações;
  • Instalação de rampas de acesso em prédios residenciais e edificações;
  • Instalação de aviso sonoro nos semáforos, para a travessia dos deficientes visuais;
  • Calçadas e ruas em perfeito estado sem buracos e danificações;

Nos meios de transporte, algumas adaptações são necessárias como:

• Instalação de elevadores nos ônibus para cadeirantes e locais reservados para as pessoas com muletas;
  • Maior quantidade de transporte reservado somente para as pessoas com deficiência, como é o caso do ATENDE;
  • Ampliação desses veículos especializados no transporte de pessoas deficientes também nas pequenas cidades;
  • Profissionais qualificados e especializados para o atendimento de pessoas portadoras de deficiência;
  • No metrô, maior quantidade de pessoas em horários de picos nas plataformas para a locomoção dos portadores de deficiência;

Para facilitar o aprendizado e a comunicação é necessário:

• Criação de escolas especializadas para o ensino de crianças com deficiências especiais pelos órgãos responsáveis do Governo;
  • Contratação e incentivo de profissionais que saibam usar a linguagem de sinais;
  • Disponibilizar material gratuito em braile para o aprendizado das crianças;
  • Disponibilizar novos recursos (computadores) adaptados para essa necessidade aperfeiçoando o aprendizado de crianças e adultos.

Na construção civil é necessário:

• A construção de casas e apartamentos adaptados às necessidades especiais.
  • A construção de jardins, parques e museus com acesso aos portadores com deficiência; e adaptação dos que já existem.

É necessário que cada um faça a sua parte para tornar a vida dessas pessoas um pouco mais digna, com qualidade e respeito.