Colégio Web

Quem é o Anestesiologista?

 No dia do Anestesiologista conheça um pouco mais sobre esse profissional da saúde tão importante.

Publicidade

O Anestesiologista é o profissional que trabalha juntamente com o cirurgião para avaliar o paciente antes que entre na sala de cirurgia, ou melhor, ele escolhe o tipo de anestesia que aquele paciente vai precisar, e o avalia durante e depois do ato médico.

Para seguir essa carreira é preciso gostar primeiramente da área da saúde, depois de alguma experiência na área também é preciso conhecimento sobre necessários conhecimentos sobre pacientes graves (UTI) e politraumatizados, reanimação cardiopulmonar, controle da dor pós-operatória e da dor crônica.

Existem três tipos de anestesia:

– Anestesia Local – é aquela aplicada somente no local onde será feita a cirurgia.

– Anestesia Regional – é aplicada na coluna, conhecidas como anestesias espinhais, são ideais para cirurgias feitas abaixo do umbigo.

– Anestesia Geral – o paciente fica inconsciente. Pode ser inalatória (pela respiração) ou aplicada intramuscular. É aplicada geralmente quando são feitas cirurgias profundas ou em uma área extensa.

Durante a cirurgia o Anestesiologista deve ficar bastante atento a algumas reações dos pacientes como a frequência respiratória, cardíaca e concentração do oxigênio nos pulmões, atividade muscular, volume urinário, nível de consciência, pressão arterial, entre outras.

Anestesiologista ou Anestesista?

 

Segundo pesquisas no dicionário Aurélio, anestesista seria o técnico de enfermagem treinado para ministrar anestésicos sob supervisão de um anestesiologista. É importante observar que, enquanto na palavra anestesista temos apenas o elemento “anestesia” mais um sufixo -ista, “anestesiologia”, além do elemento “anestesia”, temos o elemento “logia”, que significa estudo, ciência, tratado.

Então, o mais apropriado é chamar de anestesiologista o profissional dessa especialidade.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para este profissional é estável, podendo ele atuar em hospitais particulares e públicos além de clínicas. E também pode trabalhar nas seguintes áreas: neurocirurgia, cirurgia cardíaca e nas unidades de terapia intensiva.

Formação

A formação necessária para se tornar um Anestesiologista são 12 meses do curso de Medicina mais 3 anos de Residência em Anestesiologia.

Salário

O salário médio inicial é de R$ 2.100 (20h semanais).

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados