Colégio Web

David Sarnoff

Publicidade

Executivo soviético naturalizado estadunidense nascido em Uzlian, próxima a Minsk, Bielorrússsia, notabilizado por suas inovações no campo do rádio e da televisão. Imigrou com seus pais (1900), para New York City e foi trabalhar na Marconi Wireless Telegraph Company (1906). Já era um habilidoso operador de telégrafos em Nova York quando em uma madrugada de abril (1912), ele recebeu o primeiro pedido de socorro do Titanic, que afundava a milhares de quilômetros. Ele passou 72 horas trabalhando ininterruptamente, transmitindo informações para o mundo inteiro por código morse, no que foi provavelmente a primeira transmissão jornalística ao vivo da história.

Este episódio mudou sua vida e em três anos, apresentou a companhia um modelo de rádio-receptor (1915), um meio de levar o rádio à casa das pessoas e ganhar dinheiro explorando-o comercialmente. Sua invenção equivaleu a introdução da internet no final do último milênio, em termos de comunicação. Cresceu na hierarquia da Marconi Telegraph e com a criação da Radio Corporation of America, a RCA, tornou-se commercial manager (1919). Quando já era gerente-geral da RCA, fez disparar as vendas do aparelho ao promover (1921) a primeira transmissão ao vivo de um evento esportivo pelo rádio. Depois a RCA comprou a Marconi company e organizou o National Broadcasting Company (1926), a primeira rede nacional permanente de emissoras de rádio, a NBC.

Foi presidente da RCA (1930-1947), quando se tornou seu chairman. Insatisfeito, aproveitou a Feira Mundial de Nova York (1939) para lançar outra novidade, a televisão. Fez a primeira transmissão na feira e em dois anos a NBC já transmitia toscas imagens em preto e branco para a casa das pessoas. Durante a II Guerra serviu como chefe de comunicações do General Dwight Eisenhower e ganhou a patente de general-brigadeiro (1944). Recebeu 27 graus honorários, incluindo o de doutor da Columbia University e da New York University e morreu em New York City.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados