2David Barnard Steinman foi um importante engenheiro estadunidense. Ele nasceu em New York e ficou muito famoso em função da construção de várias pontes erguidas nos Estados Unidos. Em seguida, também fez várias projeções para outros continentes.

A formação de David Barnard Steinman foi iniciada na New York City. Aos 23 anos já era professor universitário. Em 1922, projetou a ponte brasileira chamada de Hercílio Luz. Essa obra liga a cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, ao continente. Naquele período, tratou-se da maior ponte da modalidade pênsil de correntes no mundo. Com extensão de 822 metros e um ramo pênsil de 339 metros de comprimento. A construção, entre 1922 e 1926 foi orquestrada pela firma Buington & Sundstrom. A ponte passou a ser o cartão postal da capital catarinense.

Projetos diversos

Outros vários projetos foram desenhados por David Barnard Steinman. É o caso do Mount Hope Bridge (1927) e da ponte conhecida como George Washington Bridge, em New York. Ao longo de toda a trajetória profissional, mais de 400 projetos foram desenvolvidos. Ele também idealizou e fundou a National Society of Professional Engineers, tendo sido o primeiro presidente. Publicou várias pesquisas e teorias em engenharia, especializando-se em pontes pênseis.

1Aos 63 anos de idade, muitas pessoas passaram a elogiar o trabalho de David Barnard Steinman, comparando suas engenharias e pontes a verdadeiros elementos poéticos. Essa boa recepção do público fez com que o próprio engenheiro passasse a investir no ramo literário. Ele começou a escrever e seu talento também foi observado nos escritos. Dois de seus poemas são bastante conhecidos: “The Bridge” e ” I Built a Bridge” . Jornais e revistas reconheceram o segundo talento de Steinman, que chegou novamente a ser presidente só que dessa vez da Fundação Wisconsin Poesia, além de diretor do Instituto Poesia em Nova York.