Cirurgião negro estadunidense nascido em Hollidaysburg, Pennsylvania, fundador do Provident Hospital in Chicago, pioneiro no treinamento de negras como internas e freiras e, como cirurgião-chefe do Freedmen’s Hospital, Washington, DC (1893-1898), realizou com sucesso a primeira cirurgia aberta de coração, em Chicago (1893), no paciente James Cornish. Um dos sete filho do barbeiro Daniel e de Sarah Ann Price Williams, foi educado na Stanton School, Annapolis, Maryland. Depois da morte do pai mudou-se para Edgerton, Wisconsin onde com uma irmã abriu uma barbearia. Para continuar seus estudos mudou-se para Janesville, Wisconsin, onde terminou a high school (1878) no Hare’s Classical Academy.

Começou a estudar medicina incentivado pelo Dr. Henry Palmer, um cirurgião local. Entrou para o Chicago Medical College (1880), onde se graduou (1883) e serviu como interno no Mercy Hospital, Chicago. Serviu como cirurgião no South Side Dispensary (1884-1892), instrutor clínico em anatomia em Northwestern e médico do Protestant Orphan Asylum (1884-1893). Foi a membro do Illinois State Board of Health (1887-1891) e fundou (1891) o Provident Hospital, Chicago, o primeiro hospital-escola para comunidade negra do seu país. Casou (1898) com Alice D. Johnson e assumiu as cátedra de Professor of Clinical Surgery do Meharry Medical College, Nashville, Tennessee (1899), cargo que exerceu até o ano de sua morte, e estabeleceu a primeira clínica cirúrgica, em Meharry. Também foi cirurgião do Cook County Hospital (1900-1906) e cirurgião associado do St. Luke’s Hospital (1906-1931) e morreu em sua casa, em Idlewild, Mich. De fé católica, seu funeral foi realizado na St. Anselm’s Roman Catholic Church, Chicago, e foi enterrado no Graceland Cemetery.