Foi aberto nesta segunda-feira, dia 29 de novembro, o prazo para os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 solicitar a reaplicação das provas. Este é um procedimento indicado para aqueles que não conseguiram fazer as provas por alguns motivos previstos no edital. As solicitações poderão ser enviadas até o dia 3 de dezembro, somente pela internet.

Aberto prazo para solicitar reaplicação do Enem 2021

A solicitação deve ser enviada pela página do participante.

Segundo o que consta no edital das provas, a reaplicação pode ser solicitada por pessoas que faltaram ao exame por doenças infectocontagiosas, como a Covid-19, por exemplo, além dos participantes que foram impedidos de fazer as provas por problemas logísticos.

No quesito de doenças infectocontagiosas, os estudantes devem em enviar, no momento da solicitação, a descrição médica da condição de saúde e o seu código correspondente à Classificação Internacional de Doenças (CID). Dentre as doenças citadas no edital estão Covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

Aberto prazo para solicitar reaplicação do Enem 2021

Em relação aos problemas logísticos, são passíveis de reaplicação da provas desastres naturais; falta de energia elétrica no local de prova ou qualquer outro problema no lugar de realização do exame que impeça a aplicação do Enem.

A previsão é de que a reaplicação das provas aconteça nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, no mesmo período que a prova será aplicada para os privados de liberdade e para os isentos faltosos que puderam se inscrever em setembro. As provas seguem o mesmo formato dos cadernos tradicionais, com 180 questões objetivas igualmente distribuídas por Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, além da Redação.