O neologismo, como o próprio nome já identifica, “neo” vem de novo, e por isso recebe a definição de que neologismo nada mais é do que criar uma palavra nova para a língua portuguesa, e tudo isso porque é necessário designar os novos objetos e também os conceitos.

E tudo isso está ligado a qualquer tipo de assunto, pode variar tanto na arte, tecnologia, economia, esportes, entre muitos outros conceitos que recebem os neologismos. Qualquer outro idioma, também necessita da criação de novas palavras, por isso, o neologismo está presente por toda a parte do mundo.

Neologismos

Com isso, o neologismo é criado através de processos diversos, como a justaposição, aglutinação, prefixação, sufixação, abreviação, importação de vocábulos existentes em outra língua ou também, por meio de um novo sentido dado a uma palavra já existente. Dessa forma, esta é uma matéria que faz parte da língua portuguesa e está presente na sala de aula. Desde o ensino fundamental, até o ensino médio. Além de também determinados cursos da faculdade, que exigem o aprendizado.

Este é o neologismo que é estudado nas escolas e nas faculdades, onde todos os alunos tem a necessidade de saber. Mas, também há outros tipos, e um deles recebe o nome de neologismo popular. Isso porque, é possível em uma conversa informal durante o dia a dia, conseguir também criar novas palavras, devido ao uso de gírias e também as comunicações feitas pela internet.

E é na internet onde se consegue inventar o maior número de neologismo, pois com as tamanhas abreviações, gírias e demais modos diferentes de se conversar, acabam gerando novas palavras que são incluídas no vocabulário das pessoas na rotina diária. Geralmente em conversas mais informais, devido ao fato de poder se soltar sem precisar temer as palavras de forma correta, é onde tem a maior chance de inventar palavras novas.

Intel

O outro tipo de neologismo é o cientifico, onde a ciência é responsável pela atribuição de nomes aos novos aparelhos e máquinas que foram inventados. Além de também serem responsáveis por introduzir novos termos técnicos na linguagem. Tudo isso recebe o nome de “neologismo científico” ou também o “neologismo técnico”.

Dessa forma, é fato de que estamos sempre rodeados de neologismos, pois diariamente existem pessoas que as vezes mesmo sem se dar conta, acabam inventando novos termos com palavras desconhecidas. Por isso, há uma série de neologismos por todos os cantos.