Os conectivos são palavras que unem orações num período frasal. Não deu para entender ainda, não é? Os conectivos são aquelas palavras que dão sentido em uma frase longa, em que queremos unir e/ou repelir diferentes ideias.

Os conectivos é que nos ajudam a dar coesão e sentido às nossas frases. Quando escolhemos de forma errada os conectivos que usaremos podemos acabar com todo o sentido da frase que queríamos comunicar.

Falando assim, parece que os conectivos são palavras muito difíceis, mas são aquelas que sempre estão em nosso vocabulário e, às vezes, nem nos damos conta de sua importância.

Quais os exemplos de conectivos?

Conectivo

Alguns exemplos são: e, mas, nem, também, senão, porém, entretanto, contudo, ou, ora, que, porque, pois, como, entre vários outros.

Dentro desse próprio texto tivemos várias frases com esses conectivos. Para que você entenda o uso deles, pode procurar dentro das explicações esses usos, além de reparar nesse exemplo que usa três conectivos:

“Amanhã iremos ao parque fazer um piquenique, mas ainda não decidimos se levaremos comida ou se compraremos lá mesmo, pois ainda estamos calculando o que sairá mais em conta.”

Preste atenção na frase e em como os conectivos passam desapercebidos por nossos olhos, mas, na verdade, são eles que dão o grande sentido à frase. Talvez por não notarmos a importância deles muitas vezes temos dúvida na hora de utilizá-los e por isso vamos ao próximo tópico.

Como utilizar um conectivo?

Conectivos

A maioria dos conectivos tem múltiplos sentidos, então é preciso ficar atento ao que cada palavra significará dentro da sua frase e/ou texto. Para organizar os conectivos, eles são divididos por seu sentido, como em alguns exemplos:

Aditivo: (aqueles que trazem adição, que complementam) e, nem, tão, também…

Adversativo: (aqueles que trazem oposição) mas, porém, todavia, senão…

Alternativo: ou, ora, já, que…

Conclusivo: logo, portanto, por conseguinte…

Explicativo: que, porque…

Dúvida: talvez, quiçá, quem sabe…

Hipótese: se, caso, eventualmente…

Comparação: como, da mesma maneira, da mesma forma…

Para utilizar os conectivos corretamente é preciso avaliar o sentido que você quer dar àquela frase. Eles servem para facilitar a sua comunicação com o leitor, por isso você precisa entender a função dele na frase que você está escrevendo.

Este texto te ajudou? Teste seus conhecimentos sobre os conectivos comentando aqui e tentando aplicar da melhor forma as dicas que demos.