Você já deve ter se perguntando, em algum momento de sua vida, por que é necessário que as pessoas estudem física? Essa pergunta é feita principalmente pelos estudantes, em especial aqueles que estão no ensino médio, que muitas vezes têm dificuldades para entender o conteúdo aplicado em sala de aula.

Hoje, vamos dar a você, estudante ou não, motivos para estudar física. Ao final da leitura, você será capaz de entender o porquê dessa disciplina ser tão importante. Além disso, vai conseguir observar também que a física está presente em todos, ou quase todos os momentos de nossas vidas.

Onipresente na vida humana

Como foi dito anteriormente, a física se encontra em tudo o que vivemos. Todas as nossas ações, as coisas que comemos, que tocamos, que sentimos, envolvem física.

Para sustentar esse argumento, podemos usar o exemplo do ato de caminhar. Quando nosso pé encosta no chão, existe atrito entre os dois, e é exatamente esse atrito que provoca um impulso, também chamado de força, capaz de nos empurrar para a frente, permitindo que caminhemos.

5 motivos para estudar física

Matéria de vestibular

Se você não gosta de física de jeito nenhum, e não pretende mudar seu ponto de vista, mas quer prestar vestibular para alguma determinada universidade, fique atento. A física é pedida na maioria das provas, e, além disso, contém muita matemática, o que acaba dificultando um pouco mais.

Ignore o fato de que você não gosta da matéria e busque entendê-la. A forte presença da matemática na física também pode te ajudar a entender a própria matemática, já que exercita o cérebro. Por isso, lembre-se: É preciso entender a física para ser aprovado nos vestibulares.

Entender o Universo

Se os grandes pesquisadores não se importassem com a física, provavelmente ainda estaríamos vivendo em um mundo no qual as pessoas acreditariam que a Terra é o centro do Universo. O entendimento dessa disciplina é fundamental para que sejam feitas novas descobertas, inclusive em prol da humanidade.

Medicamentos, procedimentos cirúrgicos, a indústria alimentícia, tudo carrega em si um pouco de física. Ela é necessária para entender como funciona o planeta, a vida na Terra, e o corpo dos seres humanos.

5 motivos para estudar física

Compreender os fenômenos naturais

Sem a física, nunca saberíamos como foi que os humanos chegaram até nosso planeta. Ela foi essencial para que estudiosos pudessem compreender a “nuvem de poeira” que colocou fim à espécie dos dinossauros, e é fundamental até hoje, para que possamos estar por dentro de diversas informações, mesmo as mais simples e corriqueiras, como a previsão do tempo.

Programar rotas de trânsito

O cálculo que as pessoas fazem para chegar de um determinado local até outro, em uma determinada velocidade, só foi possível através da física. Se não houvesse alguém para descobrir essa fórmula, as pessoas provavelmente não seriam capazes de programar o tempo de suas viagens, por exemplo.

Estudar física é importante, e, por mais que seja difícil, devido à forte presença da matemática, é necessário para compreender o mundo que nos cerca.

Se gostou, compartilhe com seus amigos e comente abaixo.