1. Reação química e energia

Termoquímica é o ramo da termodinâmica que estuda as variações de energia que acompanham as reações químicas.

Uma reação química indica o rearranjo de elétrons e núcleos de uma estrutura, para constituir uma nova estrutura. As transformações estruturais são seguidas de absorção ou escape de energia sob várias formas.

Energia de um sistema é quando o sistema é capaz de executar trabalho. A energia pode se apresentar de várias formas.

O calor é um exemplo de energia. Uma quantidade de calor é mensurada em joule, ou em:

Caloria (cal): é a quantidade de calor fornecida a 1g de água para elevar sua temperatura em 1°C.

1cal = 4,185J

Quilocaloria (kcal ou Cal) = 1000 calorias

Calor específico é a quantidade de calor, característica de cada substância, necessária para que 1g de substância sofra variação de temperatura de 1°C.

O calor específico do ferro é aproximadamente 0,11cal/g.°C, isto é, 1g de ferro necessita de 0,11cal para elevar sua temperatura de 1°C.
A capacidade térmica de uma substância é equivalente ao calor específico multiplicado pela massa de substância (m . c).

A capacidade térmica é o quociente entre a quantidade Q de calor recebida ou cedida por um corpo e a correspondente variação de temperatura.

Lei de Dulong e Petit

“Para muitos elementos sólidos, a capacidade térmica atômica é aproximadamente 6,4.”

Onde:

A = massa molar do elemento
c = calor específico