Temos o Dia Internacional da Alfabetização como uma data que foi criada através da Organização das Nações Unidas e também da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura para o ano de 1967 é comemorada na data de 08 de setembro.

dia-internacional-da-alfabetizacao

O principal e mais importante objetivo de comemorar a alfabetização é que a mesma não deve ser apenas o processo de aprendizagem para ler e escrever, já que é um dos maiores elementos responsáveis por desenvolver ou não um país.

Em países que a população é mais alfabetizada, e mais letrada, podemos contar com os melhores índices de desenvolvimento humano. Tudo isto acontece porque ao entrarmos em contato com todo o conhecimento, temos as chances aumentadas de conquistarmos empregos melhores, e automaticamente melhores salários.

O ato de alfabetização de uma população poderá alterar de forma significativa os rumos de um país, e focando neste objetivo, diversos países possuem e assumem um compromisso de combater o analfabetismo. Entre os resultados destes esforços, podemos perceber que mais de 84% da população mundial nos últimos 40 anos já sabem ler e escrever.

Saiba mais sobre alfabetização

dia-internacional-da-alfabetizacao-2

Saiba que a alfabetização interfere de forma definitiva na vida das pessoas, e a partir disto, uma sociedade devidamente letrada é uma sociedade considerada melhor e mais bem organizada inclusive. O ato de saber ler e escrever é um fator fundamental para o empoderamento e a autoestima de todas as mulheres, crianças e homens, uma energia que pode inclusive alterar rumos dos países.

Este é apenas um dos vários motivos para que o conhecimento venha a ser democratizado e chegue inclusive para um maior número de pessoas, não se importando ainda questões de forma geográfica ou de trato social.

Traduzindo a alfabetização, temos uma peça chave para a diminuição de diversas injustiças sociais, já que a partir disto, a circulação de diversas ideias, e de saberes poderá estar relacionada a diminuição principalmente da pobreza. Infelizmente aqui no Brasil o Dia Mundial da Alfabetização não pode ser largamente comemorado, e apesar do acesso ás escolas serem facilitados, a inclusão nos sistemas de ensino não melhoram os níveis de alfabetização.

Quem frequenta a escola, não garante a alfabetização e nem mesmo o letramento dos homens e mulheres, o que poderá aumentar ainda mais o desafio de levar diversos conhecimentos para os cidadãos brasileiros.